Sistema CFN/CRN lança um vídeo em alusão ao Dia Mundial da Alimentação

16/10/2015 - 02:10

Comemorado em 16 de outubro, o Dia Mundial da Alimentação, data de fundação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO/ONU), pretende chamar a atenção para as questões relacionadas à alimentação saudável e estimular a consciência social sobre o problema da fome no mundo.

No Brasil, ações específicas e articuladas permitiram que, em 2014, o país saísse do chamado Mapa da Fome, relatório da FAO que aponta as nações com comunidades em estado de subalimentação. De 2002 até o ano passado, uma queda de 82,1%. No mesmo período, a América Latina reduziu em 43,1% a quantidade de pessoas nessa condição.

Nos últimos anos, mais de 36 milhões de brasileiros deixaram a situação de pobreza (extrema e moderada), o que torna o Brasil referência internacional. Hoje, é possível afirmar que 98,3% da população tem acesso a alimentos e possui segurança alimentar e nutricional.

As políticas públicas de proteção social são necessárias para que os governos planejem ações com o objetivo de apoiar quem enfrenta dificuldade socioeconômica e ambiental. No campo, a pobreza pode ser interrompida por políticas de incentivo à segurança alimentar e nutricional, à agroecologia e à transferência de renda. Aliadas a isso, estão a agricultura familiar, a conservação do solo e a promoção de uma alimentação saudável e adequada. É nessa linha que a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e os Conselhos Federal e Regionais de Nutricionistas querem que os governos trabalhem para acabar com a fome e a pobreza no meio rural.

O sistema CFN/CRN lançou um vídeo em alusão a este importante dia: Dia Mundial da Alimentação

Fonte: Ascom/CFN

Veja também



Fale Conosco

X

Enviando seu email...

Email enviado com sucesso!