CRN-5 comemorou Dia Mundial da Saúde domingo (12) no Sesc Piatã, em Salvador

13/04/2015 - 08:04

            Uma ação especial, que contou com a participação do CRN-5, finalizou as comemorações pelo Dia Mundial da Saúde, no Sesc Piatã, na orla da capital, no último domingo, 12 de abril. O evento, organizado pelo Ministério da Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), teve como objetivo sensibilizar a população para a adoção de hábitos saudáveis de vida através da prática de atividades físicas e consumo alimentar equilibrado e nutritivo. A programação contou com a realização de atividades recreativas, aulas de alongamento e apresentações com o time de futebol americano Vitória FA.

            No local, foram instalados estandes onde os participantes avaliaram os fatores de risco para a saúde e obtiveram orientações de boas práticas de manipulação de alimentos e uso racional de medicamentos. Profissionais da SMS realizam, ainda, oficinas sobre prevenção do câncer de mama, de próstata e colo do útero, planejamento familiar e paternidade cuidadora.

Com o tema “Segurança de Alimentos: do campo à mesa (e em todos os lugares)”, a programação do evento, aberto ao público, foi bem rica. Na ocasião, o Conselho de Nutricionistas distribuiu materiais gráficos alusivos à campanha nacional “Sustentabilidade e Nutrição: alimente esta ideia. O planeta agradece”.

            Serviços como teste rápido para detecção do vírus HIV, aferição da pressão arterial e distribuição de preservativos masculinos e femininos também foram ofertados na ação. Os parceiros locais, como o Agita Bahia, Sesc e Secretaria Estadual da Saúde, deram apoio nas atividades auxiliando os profissionais.

            Estudos recentes do Ministério da Saúde demonstram que as doenças crônicas não transmissíveis constituem o problema de grande magnitude no país, correspondendo 75% dos gastos com atenção no Sistema Único de Saúde. Isto é causado pelos processos de transição epidemiológica, nutricional, aumento do número de idosos e a desigualdade social.

            A prática de atividades físicas e a alimentação saudável, somadas ao não uso do tabaco e do álcool, são, comprovadamente, fatores de proteção para as doenças crônicas que não são transmissíveis, e contribuem para a prevenção da hipertensão arterial, diabetes e outras enfermidades.

 

Veja também



Fale Conosco

X

Enviando seu email...

Email enviado com sucesso!