Consea realiza em março o Encontro Nacional 4ª Conferência + 2

6/03/2014 - 02:03

Entre os dias 18 e 20 de março, será realizado no Centro de Convenções Israel Pinheiro, em Brasília, o Encontro Nacional 4ª Conferência + 2. O evento é promovido pelo Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e a Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan).

O encontro possui o caráter de reunião ampliada e tem como objetivos mobilizar a sociedade civil e o governo para a consolidação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) e a efetivação da Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (PNSAN); realizar um balanço das proposições da 4ª Conferência; e apresentar propostas para o Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Plansan).

O evento possui natureza distinta de uma Conferência Nacional, não estando prevista a votação de novas propostas na sua metodologia de trabalho. Além disso, os participantes não exercerão o papel de delegados. O número de participantes é limitado a 350 pessoas entre conselheiros nacionais e estaduais/distrital da sociedade civil e do governo, além de representantes governamentais federais indicados pela Caisan e convidados.

No primeiro dia serão realizadas duas mesas: a primeira, pela manhã, fará um balanço da 4ª Conferência Nacional. A segunda, à tarde, discutirá as tendências e os cenários e desafios para a segurança alimentar e nutricional.

Ainda no primeiro dia, entre 18h30 e 20h30, serão realizadas dez atividades integradoras – espaços de diálogo e de compartilhamento de informações para que sociedade e governo apresentem experiências relacionadas à segurança alimentar e nutricional.

No segundo dia (19/03) acontece o “diálogo entre as diretrizes do Plansan e as proposições da 4ª Conferência”, em dez grupos de trabalho. Nesta atividade serão feitos balanços de ações de governo e das proposições e as discussões das questões elaborada nos trabalhos de grupo.

Na noite do dia 19 haverá uma atividade cultural no local do evento, como forma de integração e confraternização entre os participantes.

No terceiro e último dia (20/03), pela manhã, haverá a leitura, o debate e aprovação da Carta Política do encontro. O encerramento será no Palácio do Planalto, onde serão realizadas cerimônias de adesão de municípios ao Sisan, entrega da Carta Política, entrega de placas e homenagens.

Fonte: Ascom/Consea

Veja também



Fale Conosco

X

Enviando seu email...

Email enviado com sucesso!