CGAN divulga novos materiais voltados para profissionais da Atenção Básica

4/05/2015 - 08:05

Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição (CGAN) do Ministério da Saúde acaba de publicar dois novos materiais voltados para os profissionais e gestores da Atenção Básica (AB): o Marco de Referência da Vigilância Alimentar e Nutricional na Atenção Básica e as Orientações para Avaliação de Marcadores de Consumo Alimentar na Atenção Básica.

 O Marco de Referência da Vigilância Alimentar e Nutricional na Atenção Básica visa apoiar os profissionais e gestores para o exercício da VAN em diferentes contextos da AB, como no Bolsa Família, no Saúde na Escola e no Academia da Saúde. As instruções contidas na publicação contemplam as diferentes populações e realidades do Brasil.

Já as Orientações para Avaliação de Marcadores de Consumo Alimentar na Atenção Básica apresentam instruções para a utilização dos novos formulários de avaliação do consumo alimentar a serem adotados na AB, visando melhorias no processo de trabalho das equipes. Além disso, oferece orientações em relação à produção de indicadores a partir dos dados coletados, subsidiando a análise e a formulação de políticas e ações de alimentação e nutrição com base na realidade local.

A possibilidade de realização de um amplo debate sobre essas estratégias em conjunto é o diferencial nesse processo. Com esta finalidade, está sendo lançado o mais novo curso de autoaprendizado disponível na Redenutri, intitulado “Vigilância Alimentar e Nutricional: contribuições para a organização do cuidado nos serviços de Atenção Básica à Saúde”.

Confira as publicações na biblioteca do DAB, acessando:

 

  Marco de Referência da Vigilância Alimentar
e Nutricional na Atenção Básica

 

 

 

Orientações para Avaliação de Marcadores
de Consumo Alimentar na Atenção Básica

 

 

 

 

 

 

Fonte: CGAN

Veja também



Fale Conosco

X

Enviando seu email...

Email enviado com sucesso!