Angeolina Rossi: premiação emocionante no Gran Hotel Stella Maris

24/10/2016 - 08:10

O Prêmio Angeolina Rossi, além de fomentar a pesquisa e ciência na Nutrição, também é uma forma do Conselho Regional de Nutricionistas da 5ª Região (CRN-5) homenagear uma das mais importantes profissionais que ajudaram a consolidar a profissão no estado. Doutora Angeolina Rossi, formada na quarta turma da Escola de Nutrição da Universidade Federal da Bahia (UFBA), fez história na Nutrição.

Ela foi uma das primeiras profissionais a atuar em cozinhas industriais no Estado. Trabalhou na Chadler – famosa fábrica de chocolates de Salvador – , na maternidade Climério de Oliveira e no hospital Santa Izabel. Foi professora da Escola de Nutrição da UFBA (Enufba), onde assumiu a chefia do Departamento de Ciências dos Alimentos e atuou como diretora. Também chefiou o antigo restaurante universitário da universidade.

No último sábado (22), foi a vez dos nutricionistas e estudantes de Nutrição retribuírem um pouco do que doutora Angeolina fez pela profissão com uma singela homenagem. Um filme preparado pelo CRN-5, durante o VI Bahianut, foi exibido durante a cerimônia de premiação, conduzida pela conselheira Valquíria Agatte.

Na plateia, o filho de Angeolina, André Rossi, não conteve as lágrimas. Ele, como a maioria dos presentes na celebração, se emocionaram com a história de vida dedicada à Nutrição. “A cada homenagem que fazem a minha mãe eu sou tomado pela emoção. Angeolina, além de uma mãe dedicada, era uma profissional que dava tudo de si pela profissão. E essa homenagem nos orgulha muito e eu agradeço a todos, em especial ao CRN-5, pelo reconhecimento ao trabalho de minha mãe”, declarou, emocionado, André Rossi.

Para a Valquíria Agatte, essa é uma forma de resgatar a história de quem doou parte de seu tempo e se dedicou à profissão. “Nada é mais prazeroso do ter seu trabalho reconhecido. Por isso, fizemos questão de mostrar o quanto somos gratos por quem ajudou a consolidar a profissão, trabalhando junto ao conselho, na universidade e na gestão da alimentação coletiva em grandes instituições, para que hoje, nós, nutricionistas, pudéssemos estar aqui discutindo temas tão avançados”, afirmou.

O nutricionista Emerson Palmeira, coordenador do VI Bahianut e, também, conselheiro do CRN-5, falou sobre a premiação. “Me sinto honrado em abrir este espaço no VI Bahianut para homenagear uma figura tão importante para Nutrição como foi doutora Angeolina Rossi. Por isso parabenizo o Conselho e os vencedores por esta bonita homenagem”.

O filme pode ser assistido no canal do CRN-5 no YouTube.

Veja também



Fale Conosco

X

Enviando seu email...

Email enviado com sucesso!