4ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional + 2

25/02/2014 - 03:02

Passados um pouco mais de dois anos após a 4ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (4ª CNSAN), realizada em Salvador em novembro de 2011, será realizada em Brasília, nos dias 18 a 20 de março cialis online a 4ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional + 2 (4ª CNSAN + 2).

Os objetivos do evento são: 1) Mobilizar a sociedade civil e o governo para a consolidação do SISAN e a efetivação da Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – PNSAN; 2) Realizar balanço das proposições da 4ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e 3) Monitorar a implementação e apresentar propostas para revisão do Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.

Retrospectiva

A 4ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, realizada entre 07 e 10 de novembro de 2011, em Salvador, reuniu 1.626 delegados e delegadas da sociedade civil e de governo, eleitos em conferências municipais, territoriais, do Distrito Federal e estaduais ocorridas por todo o país. O processo envolveu cerca de 75 mil pessoas e representantes de mais três mil municípios, além de 400 convidados nacionais e estrangeiros.

Participaram da CNSAN agricultores (as) familiares, profissionais e técnicos(as) com variadas formações,  gestores(as) públicos dos três níveis de governo, povos indígenas, população negra e  representantes dos povos e comunidades tradicionais – quilombolas, povos de terreiro,

extrativistas, ribeirinhos(as), pescadores(as) artesanais, caiçaras, pantaneiros(as), geraizeiros(as),  caatingueiros(as), vazanteiros(as), marisqueiros(as), seringueiros(as), faxinalenses, comunidades de fundo de pasto, pomeranos(as) e povos ciganos. Um elevado percentual de participantes foi  constituído por mulheres, além da importante presença de idosos, jovens e pessoas com deficiências e necessidades alimentares especiais.

A conferência debateu e deliberou sobre proposições voltadas para proteger, promover, respeitar e prover o direito humano à alimentação adequada e saudável no Brasil e no mundo, direito fundamental e universal previsto na Constituição brasileira.

A 4ª CNSAN + 2 deveria ser realizada em dezembro de 2013, entretanto, em razão da realização de um grande número de conferências nacionais realizadas no final de 2013, cujos temas têm interface com a Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, a  Comissão Organizadora do Encontro Nacional: 4ª Conferência + 2 e a Mesa Diretiva do Consea  pactuaram adiar este encontro para março de 2014.

Veja também



Fale Conosco

X

Enviando seu email...

Email enviado com sucesso!