Uma dia para entrar na história da Nutrição

28/08/2015 - 04:08

NUTRICIONISTAS SÃO HOMENAGEADOS NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA BAHIA E FIRMAM A LUTA POR AVANÇOS PARA A PROFISSÃO EM TODO O ESTADO.

 

Muita emoção e alegria. Foi com esses sentimentos que os nutricionistas da Bahia foram homenageados ontem (27), na Assembleia Legislativa do Estado (Alba), numa sessão especial de autoria do deputado Fabrício Falcão (PCdoB).

Às 9h30, horário de início da sessão especial, o plenário já estava lotado de profissionais e estudantes, todos na expectativa pelo início da homenagem que nunca tinha sido realizada em mais de 50 anos de profissão regulamentada no país.

Com a chegada do deputado e o anúncio da abertura dos trabalhos, a mesa começou a ser formada. Foram chamados doutor Emerson Palmeira, diretor-secretário do CRN-5; doutora Márcia Paranaguá, vice-presidente do CRN-5; doutora Rita de Cássia Ferreira Frumento, presidente do CRN-5; o nutricionista Walter Moraes, representando os nutricionistas da Marinha e o comando do II Distrito Naval; e a doutora Celenilda Góis, presidente do Sindicato dos Nutricionistas do Estado da Bahia.

No discurso de abertura, o deputado Fabrício norteou o quadro da saúde no brasil e destacou o papel dos nutricionistas como “os profissionais mais importantes para a saúde”. “Graças ao bom Deus superamos a fase de lutar contra a fome. Os governos Dilma e Lula erradicaram o Brasil do mapa da fome no mundo. Mas isso (a fome) deixou sequelas na nossa sociedade. Os nutricionistas, hoje em dia, são profissionais de extrema importância para a o Brasil e o nosso mandato está de portas abertas para a categoria. Precisamos de mais profissionais na orientação das pessoas, nas escolas, nas equipes mínimas do Programa de Saúde da Família”, completou o parlamentar.

Após a fala de Fabrício, foi a vez da presidente do CRN-5, doutora Rita de Cássia Ferreira, falar para o plenário. Com um discurso firme, ela deu ênfase ao crescimento da profissão e as reivindicações da população e da sociedade com relação à nutrição. “Vale salientar que o dia do nutricionista é uma data especial não somente para a profissão de nutricionista. Essa é uma data importante para o Brasil, para a saúde deste país… Estamos aqui para reivindicar a adoção de políticas públicas voltadas à segurança alimentar e nutricional e o direito humano à alimentação adequada, que, no nosso entendimento, deve começar nas escolas”, afirmou.

Projeto de Lei

O evento em homenagem aos nutricionistas também foi propositivo. O deputado Fabrício utilizará a sessão para divulgar o projeto de lei de sua autoria que proíbe a publicidade dirigida ao público infantil sobre alimentos e bebidas pobres em nutrientes e com alto teor de açúcar, gorduras saturadas ou sódio, em todo o território baiano. Além disso, vai propor uma audiência com o secretário de Educação do Estado da Bahia para possibilitar a contratação, via concurso público, de nutricionistas para gerir a alimentação escolar na rede estadual de ensino.

“A Nutrição é uma atividade profissional que promove a saúde das pessoas com forte atuação na prevenção. O nutricionista atua na formulação de dietas, na gestão, na fiscalização, na educação e também na assistência, em várias áreas. Portanto, é uma atividade essencial para a sociedade e precisamos valorizar esses profissionais.  Assim como toda farmácia precisa obrigatoriamente de farmacêutico, qualquer lugar que comercialize ou ofereça coletivamente comida deve ter um nutricionista”, explicou o deputado.

De acordo com a presidente Rita de Cássia, apenas dois nutricionistas estão lotados na Secretaria de Educação do Estado (SEC) para monitorar a produção da alimentação escolar nas escolas dos 417 municípios do estado. “Esse é um quadro preocupante e nós estamos na luta para que isso seja mudado urgentemente. Já recebemos a sinalização positiva da SEC sobre esse tema e vamos continuar na luta para que a segurança alimentar nas escolas publicas e particulares seja assegurada com a presença do nutricionista nessa gestão”, declarou.

 

Veja também



Fale Conosco

X

Enviando seu email...

Email enviado com sucesso!