ÚLTIMAS >


Sistema CFN/CRN emite nota sobre portaria que possibilita a extinção do Nasf

25 de novembro de 2019, Comentários

Na manhã desta segunda-feira (25), o Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) publicou uma nota sobre a Portaria nº 2979/19 do Ministério da Saúde que possibilita a extinção dos Núcleos Ampliados de Saúde da Família (Nasf).

CONFIRA O TEXTO:

Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), órgão máximo de deliberação do Sistema CFN/CRN, vem a público externar a preocupação com a publicação da  Portaria nº 2979/19 do Ministério da Saúde, que, por supressão do financiamento específico, possibilita a extinção dos Núcleos Ampliados de Saúde da Família (Nasf) em todo o país.

O nutricionista é um dos membros das equipes do Nasf e, com a extinção desta estratégia, a população brasileira perde a possibilidade de acesso aos nossos serviços, que qualificam o cuidado e promovem a alimentação adequada e saudável juntamente às equipes de Saúde da Família.

O CFN é signatário do documento “Em defesa da atenção primária e do direito universal à saúde: pela revogação da Portaria nº 2979/19 do Ministério da Saúde”http://bit.ly/2QD0Kx2) emitido pela Abrasco, juntamente com mais 22 entidades. Como membro do Conselho Nacional de Saúde, o CFN continuará participando das discussões, entendendo que, pela via do diálogo e negociação, poderemos evitar perdas com repercussão extremamente negativas à assistência em saúde no país.

Conselho Federal de Nutricionistas