ÚLTIMAS >


Sistema CFN/CRN discute manutenção do Consea em Brasília

25 de abril de 2019, Comentários

Nesta quinta-feira (25), pela manhã, conselheiros e presidentes de todo o Sistema CFN/CRN estiveram em Brasília, a convite da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados, para discutir a MP 870/19, que extinguiu o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea). As nutricionistas Amanda Ornelas e Michele Oliveira representaram o Conselho Regional de Nutricionistas da 5ª Região (CRN-5).

“Essa foi uma excelente oportunidade para que os nutricionistas fossem ouvidos. Conversamos com deputados de todas as bancadas e nos colocamos à disposição para dialogar e chegarmos num entendimento sobre a reavaliação da MP que extinguiu o Consea, que é muito importante para o país”, disse Amanda Ornelas, presidente do CRN-5.

FRENTE PARLAMENTAR

Ontem pela manhã, os nutricionistas também estavam na Câmara e no Senado Federal para acompanhar a audiência pública que debateu a importância do Consea. Sob comando de uma comissão mista (de senadores e deputados), os representantes da sociedade civil, usuários e trabalhadores da saúde se debruçaram sobre a MP 870 e discutiram medidas para abrir o debate em torno da manutenção do Conselho.

Na parte da tarde foi lançada, na Câmara dos Deputados, a Frente Parlamentar de Segurança Alimentar e Nutricional, de caráter pluripartidário. Representantes do Sistema CFN/CRN; sociedade civil organizada; trabalhadores da agricultura; da saúde e usuários marcaram presença no evento, que se estendeu para uma reunião geral de discussão sobre o Consea.