SERGIPE: II CongrePICS e IV PICSNE é realizado em Lagarto

21/11/2019 - 07:11

Pesquisadores, estudantes, professores, trabalhadores da área da Saúde, usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e representantes de movimentos sociais se reuniram na Universidade Federal de Sergipe, no município de Lagarto, entre os dias 14 e 17 de novembro, em um evento duplo: o II Congresso Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (CongrePICS) e o IV Encontro Nordestino de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICSNE).

O evento promoveu debates e reflexões sobre o uso das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS).  O Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) marcou presença no encontro, representado pelas nutricionistas Vânia Passero, conselheira federal, e Liliana Bricarello, colaboradora do órgão.

Na oportunidade, a nutricionista Vânia Passero participou de uma roda de conversa intitulada PICS e o profissional de Nutrição – campo de atuação, interfaces e regulamentação e a nutricionista Liliana Bricarello compôs a mesa de discussão sobre “Profissionais de Saúde e as PICS: inserção no SUS”.

SOBRE AS PICS

Segundo o Ministério da Saúde, as Práticas Integrativas e Complementares (PICS) são tratamentos que utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais, voltados para prevenir diversas doenças como depressão e hipertensão. Em alguns casos, também podem ser usadas como tratamentos paliativos em algumas doenças crônicas.

O CFN instituiu um GT para discutir a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PNPICS) e sua aplicação na prática do nutricionista. O órgão promove até o dia 09 de dezembro uma escuta para os nutricionistas sobre as Pics.

Para participar da escuta, acesse: https://bit.ly/2kDICWf

Fonte: CFN

Foto: CFN

Veja também



Fale Conosco

X

Enviando seu email...

Email enviado com sucesso!