ÚLTIMAS >


Semana Mundial de Aleitamento Materno 2019 já tem tema definido

9 de julho de 2019, Comentários

Programada para os dias 1º a 7 de agosto, a Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) terá como tema “Empoderar mães e pais, favorecer a amamentação. Hoje e no futuro!”. O tema da iniciativa tem o objetivo de enfatizar a importância do envolvimento de todos os familiares próximos, e não apenas da mãe, para que seja possível o aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses de vida e de forma completamente até os dois anos de idade.

A nutricionista Luciana Labidel, conselheira do CRN-5, destaca que a SMAM é um grande momento para a promoção do aleitamento materno tendo em vista a intensificação de ações no mês de agosto, classificado como mês dourado pelo fato do leite materno ser considerado padrão ouro da Nutrição. 

“A SMAM tem o objetivo de auxiliar as nutrizes a terem práticas de amamentação exitosas, e nós nutricionistas temos ainda mais responsabilidade no acompanhamento de mulheres que estão amamentando, pois somos profissionais com habilitação para orientar sobre pega adequada da mama, a livre demanda da oferta do leite materno, dentre outras informações necessárias para o sucesso da amamentação”, acrescentou Luciana. 

AÇÃO GLOBAL

A SMAM é celebrada em comemoração à Declaração Innocenti de 1990. A ação teve início em 1992 com temas anuais incluindo sistemas de saúde; mulher e trabalho; o Código Internacional de Marketing de Substitutos do Leite Materno; apoio comunitário; ecologia; economia; ciência; educação e direitos humanos.

Em 2019, o foco é informar as pessoas sobre os vínculos entre proteção social parental com igualdade de gênero e amamentação; vincular iniciativas de apoio à maternidade/paternidade e normas/leis sociais com igualdade de gênero em todos os níveis para apoiar a amamentação; envolver-se com indivíduos e organizações para um maior impacto; e mobilizar a sociedade para ampliar a proteção social parental com igualdade de gênero para apoiar e promover a amamentação.