Segurança Alimentar no Brasil é tema de encontro da FAO

30/06/2014 - 08:06

Representantes do governo federal, de organismos das Nações Unidas, da sociedade civil e pesquisadores se reuniram em Brasília, no dia 25 de junho para discutir o estado da segurança alimentar e nutricional no Brasil. O evento, promovido pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), teve o objetivo de contribuir para a produção de um relatório que apresente a experiência brasileira na conquista de uma alimentação adequada para a população, a partir de diversos indicadores. O documento está previsto para ser publicado em agosto deste ano e deve apontar também os avanços e desafios a serem enfrentados.

De acordo com o secretário de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Arnoldo de Campos, o governo federal está trabalhando para colocar o país em um novo patamar de acesso à informação sobre segurança alimentar e nutricional. Relatórios como estes, destacou ele, dão mais capacidade de gestão, diagnóstico e ação. “Ele [documento] vai nos ajudar na compreensão da realidade e a entender os novos fenômenos. Temos uma matriz de R$ 77 bilhões em ações de segurança alimentar, com diversos programas em diversos ministérios, e esse trabalho vai nos permitir ter ajustes nas políticas públicas”, afirmou.

Arnoldo de Campos reforçou que o documento poderá mostrar que o país passa por processo de transformação profundo, porque está deixando de ser marcado internacionalmente pela read pobreza e está alcançando a primeira geração livre da fome, do analfabetismo e da miséria.

O coordenador residente do sistema das Nações Unidas no Brasil, Jorge Chediek, reconheceu o empenho brasileiro na conquista da segurança alimentar da população. “É uma das necessidades mais básicas para as pessoas. É um elemento essencial para se construir um mundo melhor e o Brasil tem feito um esforço extraordinário. O país é um exemplo em nível mundial”, disse.


Alan Bojanic, representante da FAO no Brasil, exaltou o combate à desnutrição. “O mundo inteiro está olhando para os avanços que o Brasil tem conquistado em relação ao combate à fome, a erradicação da subnutrição, principalmente infantil”, complementou.

Para o secretário de Avaliação e Gestão da Informação do MDS, Paulo Jannuzzi, as cooperações Sul-Sul nesta área serão beneficiadas por relatórios como este que representam uma radiografia das situações enfrentadas, com bases técnicas mais consistentes e sustentáveis. “Precisamos cada vez mais registrar em documentos desta natureza o esforço que nossos países estão fazendo”, apontou.

Fonte: Ascom/MDS

Compartilhe:

Veja também



Fale Conosco

X

Enviando seu email...

Email enviado com sucesso!

slot gacor skybet88 slot online skybet88 skybet88 skybet88 slot gacor skybet88 skybet88 slot bonus new member skybet88 slot shopeepay skybet88 skybet88 skybet88 slot shopeepay slot gacor skybet88 demo slot skybet88 skybet88 skybet88 skybet88 skybet88 skybet88 mgs88 mgs88