Segurança Alimentar e Nutricional será tema do Prêmio Jovem Cientista 2014

21/05/2014 - 03:05

As inscrições para o 28ª Prêmio Jovem Cientista estarão abertas a partir do dia 4 de agosto. Este ano, o tema do concurso é “Segurança Alimentar e Nutricional”. Podem participar estudantes do ensino médio e superior, bem como mestres e doutores.

São 11 linhas de pesquisa nas categorias “Mestre e Doutor” e “Estudante do Ensino Superior”: Novas tecnologias para produção de alimentos saudáveis e funcionais da biodiversidade brasileira; Inovação em política de segurança alimentar para a merenda escolar; Inovações tecnológicas no abastecimento de alimentos; Alimentos orgânicos: produção, processamento e certificação de alimentos seguros e sustentáveis; Novas tecnologias de conservação de alimentos: processos e metodologias aplicáveis e seguras visando a redução de conservantes e aditivos químicos; Desenvolvimento de alimentos processados com adição de compostos bioativos visando a redução da fome oculta.

E ainda: Novas tecnologias para a conservação e melhor utilização dos alimentos tradicionais em áreas de extrativismo, ribeirinhas e comunidades tradicionais; A agricultura familiar para a segurança alimentar e nutricional regional e territorial; Desenvolvimento rural e sustentabilidade ambiental, os limites da Segurança Alimentar no campo; Nutrição nas enfermidades agudas, crônicas e degenerativas: o uso de recursos dietéticos na prevenção e tratamento de doenças; e Biossegurança de organismos geneticamente modificados.

Na categoria Estudante do Ensino Médio, as pesquisas podem ser em 5 linhas: Produção sustentável de alimentos; Acesso a alimentos saudáveis para todos; Hábitos alimentares: da gestação à terceira idade; Inovações na conservação e aproveitamento integral dos alimentos; e Soluções para a desnutrição e a obesidade.

Sobre a última edição – A 27ª edição do Prêmio Jovem Cientista, em 2013,  teve como tema “Água: desafios da sociedade”, estimulando pesquisadores a propor soluções para a gestão de http://regretfulmorning.com/ recursos nessa área, alinhada com a Política Nacional de Recursos Hídricos do governo federal e com o Ano Internacional de Cooperação pela Água, promovido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Em 2013, o Prêmio recebeu um número recorde de mais de três mil inscrições. 3.226 inscrições de todo o País, sendo 384 na categoria Mestre e Doutor, 301 na categoria Estudante do Ensino Superior e 2.541 na categoria Estudante do Ensino Médio.

Instituída pelo CNPq em 1981, a iniciativa conta com a parceria da Fundação Roberto Marinho, da Gerdau e da GE, e tem como objetivos revelar talentos, impulsionar a pesquisa no País e investir em estudantes e jovens pesquisadores que procuram inovar na solução dos desafios da sociedade.

Fonte: com informações do Portal Brasil e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Veja também



Fale Conosco

X

Enviando seu email...

Email enviado com sucesso!