Rica programação marcou a celebração ao Dia do TND

11/07/2013 - 12:07

Cerca de 100 pessoas, entre Técnicos em Nutrição e Dietética (TNDs) e estudantes dos cursos técnicos, participaram da comemoração ao Dia do TND (27 de junho), celebrado pelo Conselho Regional de Nutricionistas da 5ª Região (CRN-5) no dia 10 de julho, no Auditório da Faculdade Maurício de Nassau (Avenida Sete de Setembro), em Salvador.

Após a abertura do evento, feita pela presidente do CRN-5, Nutricionista Valquíria Agatte, os participantes assistiram à palestra “A parceria entre o Técnico em Nutrição e Dietética e o Nutricionista para atuação na rede hospitalar”, ministrada pela Nutricionista Drª Margarida Paim, que atua há 28 anos no Hospital Geral do Estado (HGE).

Após apresentar as áreas de atuação dos Técnicos em Nutrição e falar sobre os limites e desafios da atuação deste profissional, Paim destacou as atividades específicas dos TNDs na rede hospitalar, as quais podem ser encontradas na Resolução CFN nº 312/2003.

Sindicato

 Diante da inexistência de um Sindicato que represente os Técnicos em Nutrição e Dietética, a Nutricioniosta Kathya Guerra, diretora do Sindicato dos Nutricionistas do Estado da Bahia (Sindnut Bahia), destacou a importância da criação de uma entidade sindical para a valorização e o fortalecimento da categoria.

 A fim de subsidiar a possível criação de um sindicato dos TNDs na Bahia, a Nutricionista falou sobre o início do sindicalismo brasileiro, conceitos e funções; explicou para que servem as contribuições sindicais, federativas e confederativas; entre outras questões relacionadas. Na ocasião, a diretora do Sindnut Bahia perguntou se havia na plateia interessados em constituir a diretoria do possível novo sindicato. Cerca de 15 pessoas levantaram a mão. “Espero que esses realmente se mobilizem na luta pela valorização da categoria dos TNDs. Não será fácil, mas valerá a pena”, resumiu Kathya.

 Ela faz a diferença!

 Para fechar o evento com chave de ouro, a Técnica em Nutrição e Dietética Nilda Pereira Matos, culinarista e escritora compartilhou um pouco da sua experiência no quadro “Uma TND de sucesso: eu faço a diferença!”. “O curso de formação de TNDs aperfeiçoou meu trabalho como culinarista porque me abriu os olhos para aspectos importantes, antes desconhecidos”, declarou.

Após explicar como se especializou em criar receitas alternativas e saudáveis, Nilda proporcionou aos participantes a degustação de uma receita de sua autoria: a samosa (pastel vegetariano). Além disso, apresentou dois volumes do livro “Faça você mesmo com amor – Culinária lactovegetariana. Por fim, ao ler uma bela mensagem para reflexão dos seus pares, foi aplaudida por todos.

 Para encerrar o Encontro, um singelo coquetel de congraçamento da categoria foi oferecida pelo CRN-5 aos participantes.

 

Veja também



Fale Conosco

X

Enviando seu email...

Email enviado com sucesso!