Relatório da Anvisa lista alimentos vendidos com resíduos de agrotóxicos

9/01/2017 - 03:01

Em recente estudo realizado em cereais, leguminosas, frutas, hortaliças e raízes, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) concluiu que 99% das amostras dos alimentos analisados estão livres de resíduos de agrotóxicos que apresentam “risco agudo” para a saúde. O risco agudo está relacionado às intoxicações que podem ocorrer dentro de um período de 24 horas após o consumo do alimento que contenha resíduos. Porém, não cita problemas de saúde que podem atingir consumidores no médio e longo prazo.

O relatório do Programa de Análises de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (Para) analisou 12.051 amostras de 25 tipos de alimentos nos 27 estados do Brasil e no Distrito Federal. O critério de escolha foi o fato de que estes itens representam mais de 70% dos alimentos de origem vegetal consumidos pela população brasileira.

Entre os alimentos mais consumidos pela população, as laranjas apresentaram o maior risco de contaminação por agrotóxico. Das 744 amostras, 684 foram consideradas satisfatórias e 141 não apresentaram resíduos.

O maior risco associado a laranjas está relacionado ao agrotóxico carbofurano, atualmente em processo de reavaliação na Anvisa. Das amostras avaliadas, 11% apresentaram situações de risco relativas ao carbofurano.

De acordo com a agência, os resultados do relatório são um ponto de partida para que se adotem ações mitigatórias como fiscalização, restrições de uso do agrotóxico no campo, entre outras medidas.

Veja abaixo o quadro:

Veja também



Fale Conosco

X

Enviando seu email...

Email enviado com sucesso!