Produtos orgânicos têm destaque na Copa do Mundo 2014

27/06/2014 - 10:06

Para aproveitar o momento em que o Brasil está no centro das atenções no mundo e ampliar ainda mais o mercado da agricultura familiar, de certificação orgânica e selo de comércio justo fora e dentro do país, o governo federal selecionou 60 empreendimentos para vender seus produtos durante a Copa do Mundo de 2014.

Os produtos são comercializados nos quiosques da Campanha Brasil Orgânico e Sustentável, instalados em pontos estratégicos em 10 das 12 cidades que recebem jogos do torneio: Brasília, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

Entre os dias 11 e 27 de junho, cada quiosque tem seis representantes da agricultura familiar e de produção orgânica para promover o consumo de alimentos saudáveis. “A campanha vai mostrar ao consumidor – brasileiro e estrangeiro – o potencial da agricultura familiar brasileira, que cada vez está mais organizada e estruturada par a atender ao mercado”, destaca o secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Arnoldo de Campos.

Os produtos demonstram a rica diversidade de sabores e texturas, com a qualidade e a variedade próprias da produção familiar e orgânica. Qualidade esta atestada por pelo menos um dos seguintes selos, promovidos pela Campanha: Selo de Identificação da Participação da Agricultura Familiar (Sipaf), Produto Orgânico do Brasil, Comércio Justo ou Indicação Geográfica.

De acordo com o secretário, a campanha também pretende promover a abertura de novos mercados de comercialização, deixando como legado deste megaevento uma cadeia produtiva mais estruturada, além de gerar renda e promover a inclusão produtiva entre os agricultores familiares.

Também estão sendo distribuídos kits de produtos para as pessoas que farão parte do Programa Brasil here Voluntário, do governo federal. Serão cerca de 20 mil kits de lanc he, com castanhas, mel, suco orgânico, biscoito integral, banana passas orgânica, sequilhos e barras de cereal feitas com castanha de baru e açaí.

A Campanha Brasil Orgânico e Sustentável é uma iniciativa do governo federal, realizada pelos ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), do Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Esporte (ME), em parceria com a Agência de Cooperação Alemã (GIZ), o Instituto de Promoção do Desenvolvimento (IPD), o Programa das Nações Unidades para o Meio Ambiente (Pnuma) e a Associação Brasil Orgânico e Sustentável (Abrasos). Conta também com o patrocínio do Serviço Social do Comércio (SESC).

Fonte: Ano Internacional da Agricultura Familiar

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