Prêmio Angeolina Rossi 2018 celebra a ciência e pesquisa na área de Nutrição

3/12/2018 - 07:12

No último sábado (1º), cerca de 80 nutricionistas e estudantes de Nutrição prestigiaram mais uma edição do Prêmio Dra. Angeolina Rossi. O evento, promovido pelo Conselho Regional de Nutricionistas da 5ª Região (CRN-5), foi realizado na Universidade Católica do Salvador (UCSAL-Pituaçu). Criada em 2012, a premiação tem o objetivo de estimular a pesquisa e produção científica entre profissionais e estudantes da área.

Este ano, 80 trabalhos foram inscritos entre duas categorias (graduação e pós-graduação) e cinco temas distintos (Saúde Coletiva; Nutrição Clínica e Esportiva; Alimentação Coletiva; Tecnologia dos alimentos e Docência). Desses, oito foram premiados e cada vencedor, além da placa de homenagem, recebeu o valor de R$250,00 em premiação. Além das apresentações orais foram expostos painéis sobre os trabalhos desenvolvidos.

Para a nutricionista Michele Oliveira, conselheira do CRN-5 e membro a Comissão de Formação Profissional (CFP) do órgão, o evento de 2018 superou as expectativas. “Foi um evento muito bom. Mais de 80 trabalhos enviados. Nos nossos registros, isso foi um recorde. Só prova que a Nutrição está evoluindo junto com a categoria, os estudantes e pesquisadores. Agora vamos trabalhar para que em 2019 esse evento seja ainda maior”, disse.

A premiação contou com a presença do Nutricionista Fábio Rodrigo, representante do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), que fez uma breve apresentação sobre a pesquisa “Inserção Profissional dos Nutricionistas no Brasil”, lançada pelo CFN no dia 23 de novembro. O CRN-5 foi representado pelas nutricionistas Michele Oliveira, diretora-tesoureira do conselho; Jainei Cardoso assessora técnica; Luciana Labidel e Flávia Martins, conselheiras do órgão.

RECONHECIMENTO

O prêmio é uma homenagem a uma das mais importantes nutricionistas do Estado da Bahia, professora da Escola de Nutrição da UFBA e também conselheira do CRN-5, doutora Angeolina Rossi, que faleceu em 2012. André Rossi, filho da Drª Angeolina, prestigiou o evento e parabenizou o conselho pela realização de mais uma edição. “Eu fico extremamente orgulhoso e emocionado toda vez que tem a realização desse prêmio, que antes de mais nada, é um fomento à pesquisa para vocês nutricionistas”, comentou.

A nutricionista Juliede Alves, que foi uma das avaliadoras da área de Saúde Coletiva, ressaltou a importância do evento como um incentivo para que os estudantes de nutrição desenvolvam pesquisas. “Essas experiências e pesquisas que são desenvolvidas precisam ser apresentadas para os demais nutricionistas. Isso também é importante porque incentiva os estudantes de Nutrição. Esse evento do CRN-5 motiva muito o estudante para que ele realmente vivencie (a ciência), observando como outros colegas tiveram a oportunidade de desenvolver pesquisas, e isso é muito importante para nossa área”, comentou.

Confira a lista dos trabalhos vencedores*:

CATEGORIA PÓS-GRADUAÇÃO

Autora: Deusdelia Teixeira de Almeida
Trabalho: “CASQUINHA DE SORVETE ELABORADA COM FEIJÃO CAUPI (Vigna unguiculata) E AZEITE DE DENDÊ (Elaies guieenensis): ALTERNATIVA DE SUPLEMENTAÇÃO DE VITAMINA A E MINERAIS”
Área: Tecnologia dos Alimentos

Autora: Aline dos Santos Rocha
Trabalho:
“A INGESTÃO DE REFRIGERANTES COMO MODIFICADORA DA ASSOCIAÇÃO ENTRE A VARIANTE RS1137100 NO GENE LEPR E O EXCESSO DE PESO CORPORAL EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES BRASILEIROS”
Área: Saúde Coletiva

Autora: Luene Crispiniana Silva Santiago Santos
Trabalho:
“USO DE PROBIÓTICOS E SUA RELAÇÃO COM A OBESIDADE: UMA REVISÃO DE LITERATURA”
Área: Nutrição Clínica e Esportiva

CATEGORIA GRADUAÇÃO

Autor: Yêdo Tarsys Amâncio Campos
Trabalho:
“ELABORAÇÃO DE MASSAS ALIMENTÍCIAS A BASE DE PECÍOLO E FOLHAS DE NABO”
Área: Tecnologia dos Alimentos

Autora: Jaqueline Silva Fonseca
Trabalho:
“AVALIAÇÃO DOS EFEITOS DO PROGRAMA COMPUTACIONAL STAYINGFIT SOBRE O PERFIL LIPÍDICO DE ADOLESCENTES DE SALVADOR – BA”
Área: Saúde Coletiva

Autora: Karla Vila Nova de Araújo Figueiredo
Trabalho:
“AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES MICROBIOLÓGICAS EM CANTINAS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DE SALVADOR-BA”
Área: Alimentação Coletiva

Autora: Amanda Santos Bispo
Trabalho:
“INTERVENÇÃO EM UM RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DE SALVADOR (BA) BASEADO NA METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO”
Área: Docência

Autora: Tamila das Neves Ferreira
Trabalho:
“ASSOCIAÇÃO ENTRE O POLIMORFISMO PREDITOR DA INTOLERÂNCIA À LACTOSE E A SÍNDROME METABÓLICA EM INDIVÍDUOS AFRODESCENDENTES”
Área: Nutrição Clínica e Esportiva

*A lista de todos os trabalhos apresentados no evento está disponível no hotsite www.angeolinarossi.crn5.org.br

Acesse a galeria de fotos: https://bit.ly/2FW5OsD
Assista o filme sobre o evento: https://bit.ly/2PjZMBo

Veja também



Fale Conosco

X

Enviando seu email...

Email enviado com sucesso!