Outubro Rosa: CRN-5 apoia movimento de combate ao câncer de mama

14/10/2013 - 12:10

O Outubro Rosa é o mês de conscientização sobre a importância do combate ao câncer de mama. De acordo com  dados mais recentes do Instituto Nacional de Câncer (INCA), em 2010, 12.705 mulheres morreram em decorrência desta doença. “Não podemos ficar de fora desta campanha e por isso declaramos o nosso apoio”, diz a presidente do CRN-5, Nutricionista Valquíria Agatte.

O movimento que dura o mês inteiro busca alertar sobre os riscos e a necessidade de diagnóstico precoce deste tipo de câncer, que é o segundo mais recorrente no mundo, perdendo apenas para o de pele.

O nome “Outubro Rosa” remete à cor do laço que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas, e instituições públicas.

Iniciado na década de 90, nos Estados Unidos, vários Estados tinham ações isoladas de realizações de mamografia e de detecção do câncer de mama no mês de outubro.

Em 2008, o Outubro Rosa chegou ao Brasil por iniciativa da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama). O movimento prevê ações durante todo o mês em várias cidades do País.

Elevador Lacerda fica rosa

O Congresso Nacional em Brasília e o Elevador Lacerda, em Salvador, ganharam uma iluminação na cor rosa em referência à campanha “Acenda sua Consciência”.  No Distrito Federal e em diversas capitais brasileiras, outros monumentos serão iluminados. Além disso, programações especiais como exposições, campanhas e bate-papos sobre o câncer de mama acontecem em todo o Brasil neste mês de outubro.

Veja também



Fale Conosco

X

Enviando seu email...

Email enviado com sucesso!