ÚLTIMAS >


Nutricionistas discutem sobre inserção do nutricionista na Atenção Básica

7 de novembro de 2019, Comentários

Com o objetivo de discutir estratégias de inserção do profissional nutricionista na Atenção Básica à Saúde, a presidente do  Conselho Regional de Nutricionistas da 5º Região (CRN-5), Amanda Ornelas, se reuniu, na manhã de hoje, com nutricionistas que atuam na Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), no Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) e na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).

Participaram da reunião, que ocorreu na Sesab as nutricionistas Cláudia Montal, Simone Barbosa e Renildes Cardoso, que trabalham na Sesab, Ivone Melo e Larissa Martins, que atuam no NASF de Dias d’Ávila, e Ivoneide Correia, colaboradora na área de atendimento alimentar e nutricional na Alba.

Na ocasião, as profissionais discutiram estratégias e ações para garantia dos serviços prestados pelos nutricionistas para população e estratégias para inserção do profissional nutricionista na Atenção Básica, como no Programa de Saúde da Família.

“O nosso objetivo é garantir que os serviços prestados pelo nutricionista esteja acessível para população e para isso precisamos compreender qual é a realidade do serviço público oferecido para sociedade. Então, é importante pensar em conjunto em possibilidades para inserção desse profissional na Atenção Básica à Saúde, e estar com profissionais que conhecem essa realidade é um bom caminho”, destacou a presidente do CRN-5.

O próximo passo é discutir sobre projetos de lei que propõe a garantia  dos serviços prestados pelos nutricionistas na gestão pública. A próxima reunião do grupo está programada para o mês de dezembro de 2019.

Matéria atualizada em: 08/11/2019, às 18:45.