ÚLTIMAS >


Nutricionistas de Sergipe participam de capacitação sobre RT

2 de dezembro de 2019, Comentários

No último sábado (30), o Conselho Regional de Nutricionistas da 5ª Região (CRN-5) promoveu uma capacitação sobre Responsabilidade Técnica para 102 nutricionistas do estado de Sergipe. O evento ocorreu durante todo o dia na Universidade Tiradentes – Unit, em Aracaju. 200 profissionais da região se inscreveram na capacitação. 

As atividades iniciaram com uma mesa de abertura formada pelas nutricionistas Amanda Ornelas, presidente do CRN-5, Carla Bamberg, conselheira do órgão e o coordenador do curso de Nutrição da Unit, Hugo Xavier. Em seguida a nutricionista Leny Strauch,  fiscal do CRN-5 ministrou uma palestra sobre “O papel do Nutricionista RT”.

As atividades da manhã foram finalizadas com a apresentação de estudos de casos sobre ética profissional, legislação e prática. A fiscal Leny Strauch e a conselheira do CRN-5, Daniela Menezes, conduziram a demonstração dos casos. Na oportunidade, os participantes esclareceram dúvidas e contaram experiências vividas no ambiente de trabalho.

No período da tarde, foram promovidas três oficinas simultâneas sobre Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN), Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e Clínica. Durante as oficinas os grupos discutiram sobre as atribuições obrigatórias do nutricionista em cada área de atuação e falaram sobre as dificuldades e possíveis soluções para facilitar o cumprimento das atribuições.

As atividades foram encerradas às 17h com um coffee break de confraternização.

RECONHECIMENTO 

“A capacitação realizada em Aracaju foi bastante produtiva. Esse contato entre o Conselho e os profissionais faz com que cada lado conheça um pouco mais do trabalho do outro, e é através dessa troca de experiência que podemos encontrar soluções que facilitem as atividades desenvolvidas pela categoria”, declarou a presidente do CRN-5, Amanda Ornelas. 

A nutricionista Pamela Lima, responsável técnica no município de Porto da Folha (SE), destacou a apresentação de materiais na oficina sobre o PNAE que, até então, não tinha conhecimento. “A oficina ajudou no sentido de encontrar soluções para os problemas encontrados no dia a dia do nosso trabalho, principalmente na questão de quadro técnico. Além disso, tive a oportunidade de conhecer matérias e resoluções que não tinha conhecimento”, afirmou.

“O evento contribuiu muito para conhecermos a atuação do Conselho no sentido de nos orientar e dar suporte nas dificuldades do nosso trabalho. Além de nos mostrar como podemos ajudar no trabalho da fiscalização no sentido de melhorar a atuação da categoria e o serviço prestado à sociedade”, comentou a nutricionista Anne Botelho.

Segundo o nutricionista Hugo Xavier, o evento foi gratificante e importante para os profissionais da região. “O projeto possibilitou uma excelente capacitação sobre a responsabilidade técnica de cada profissional em sua área, e também o compartilhamento de experiências, o esclarecimento de dúvidas, e o encontro entre profissionais da capital e do interior. Estimo mais eventos desse porte, pois a presença do CRN-5 minimiza nossas dificuldades do dia a dia e torna mais valorosa nossa atuação”, comentou.

PRESENÇA

Participaram da atividade as conselheiras Amanda Ornelas, Daniela Menezes, Michele Oliveira, Carla Bamberg e Sandra Tavares, as fiscais Roberta Silva, Andrea Cordeiro e Leny Strauch e o representante do CRN-5 em Lagarto, Romário Caduda.

Veja as fotos do evento: https: https://bit.ly/35SOz3n

Vídeo do evento: https://bit.ly/35XDdeO