Novas regras para rótulos de alimentos estão em vigor

11/10/2022 - 01:10

As novas regras para rótulos de alimentos no Brasil entraram em vigor no último domingo (09/10). De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), além de mudanças na tabela de informação nutricional, a novidade é a adoção de alertas, na parte frontal da embalagem, sobre alguns nutrientes.

A partir de agora, um símbolo em forma de lupa deverá estar visível na frente das embalagens para identificar o alto teor de três nutrientes críticos (gordura saturada, sódio ou açúcar adicionado) prejudiciais à saúde. Mesmo os alimentos sem a presença da lupa podem estar no limite para gordura saturada, sódio ou açúcar adicionado, informação que deve sempre ser complementada pela tabela nutricional.

A nova norma também estabelece mudanças na tabela de informação nutricional e nas alegações nutricionais. A tabela, agora, passa a ter apenas letras pretas e fundo branco para afastar a possibilidade de uso de cores que atrapalhem a leitura das informações. Também passará a ser obrigatória a identificação de açúcares totais e adicionais, a declaração do valor energético e nutricional por 100g ou 100ml para auxiliar na comparação de produtos.

Mais detalhes sobre as mudanças podem ser conferidos no site da Anvisa: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/alimentos/rotulagem

Compartilhe:

Veja também



Fale Conosco

X

Enviando seu email...

Email enviado com sucesso!