NOTA DE REPÚDIO

10/03/2021 - 11:03

Nesta terça-feira (09), o secretário municipal de saúde de Salvador, Leo Prates, divulgou nota em suas redes sociais comunicando que após reunião da Comissão Intergestores Bipartite da Bahia (CIB-BA), ficou definido o início da vacinação de 08 (oito) categorias de profissionais autônomos, quais sejam, médicos, fisioterapeutas, odontólogos, enfermeiros, técnico e auxiliar de saúde bucal, técnico e auxiliar de enfermagem, doulas e cuidadores. Fomos surpreendidos com a não menção dos Nutricionistas e Técnicos em Nutrição e Dietética (TND), que ficaram excluídos neste comunicado.

O Conselho Regional de Nutricionistas da 5ª Região (CRN-5) – Bahia e Sergipe – defende veementemente a necessidade de que todos os nutricionistas e TNDs, profissionais integrantes da área de saúde, sejam imunizados, em respeito ao próprio Plano Nacional de Imunização. Assim, este órgão vem a público manifestar-se em REPÚDIO ao comunicado, de cunho discriminatório para com a categoria, que não foi incluída na lista de profissionais de saúde autônomos que serão vacinados nesta nova fase da vacinação.

É importante destacar que os profissionais nutricionistas são da área da saúde, designados pela Lei nº 8.234/1991 e Resolução CFN nº 604/2018, em todas as suas áreas de atuação, conforme as Resoluções CFN nº 600/2018 e 605/2018. Reforçamos que estes profissionais foram incluídos como profissionais da área da saúde na ação “O Brasil Conta Comigo-Profissionais de Saúde”, do Ministério da Saúde, que proporcionou capacitação nos protocolos clínicos para enfrentamento da Covid-19.

É inconteste o relevante papel dos Nutricionistas exercido diariamente na atenção dietética, em todas as áreas do conhecimento em que ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO se apresentem fundamentais para a promoção, manutenção e recuperação da saúde de indivíduos ou grupos populacionais, reduzindo o risco do agravamento de doenças e contribuindo para recuperação dos pacientes; em especial no atual quadro pandêmico que enfrentamos ao longo de 2020 e que deverá nos acompanhar ainda pelo decorrer do ano em curso. Independente da área da atuação, os nutricionistas atuam na prevenção e promoção da saúde e do Direito Humano à Alimentação Adequada e Saudável (DHAAS) e necessitam da imunização da Covid-19 nesta fase.

Em respeito à categoria que representamos e em respeito à sociedade que precisa da prestação do serviço de saúde deste profissional para recuperar-se, vimos a público nos posicionar e informar que já estamos em contato com os setores competentes para que a garantia expressa da vacina para os profissionais Nutricionistas e TND que atuam de forma autônoma sejam respeitadas.

Esperamos ser atendidos o mais breve possível e continuaremos em busca da reversão do quadro atual. Estamos atentos!

COLEGIADO CRN-5

Veja também



Fale Conosco

X

Enviando seu email...

Email enviado com sucesso!