“Muito Além do Peso” será tema de debate promovido pelo CRN-5

6/08/2013 - 03:08

No dia 22 de agosto, das 16h às 18h, o Conselho Regional de Nutricionistas da 5ª Região (CRN-5) promoverá o Vídeo-Debate “Muito Além do Peso”, no Auditório do Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador (Praça Thomé de Souza, s/n, Centro, ao lado da Prefeitura Municipal de Salvador e próximo ao Elevador Lacerda). O evento terá dois importantes momentos: primeiro será exibido o documentário que trata da maior epidemia infantil da história, a obesidade. Em seguida, especialistas no tema apresentarão comentários a fim de estimular o debate, que envolve a indústria, o governo, os pais, as escolas e a publicidade. Outro objetivo do evento é conscientizar o público presente a respeito da importância da prevenção deste problema de saúde pública.

“Doenças no coração, hipertensão e diabetes ocorriam tipicamente em adultos até o início desta epidemia (de obesidade infantil). No entanto, estes males associados à obesidade revelam que o sedentarismo e, sobretudo, a alimentação inadequada precisam ser repensados. Afinal 33% das crianças brasileiras, segundo dados do Ministério da Saúde, estão pesando mais do que deviam”, afirma a Nutricionista Lorenna Fracalossi, conselheira do CRN-5 e facilitadora do vídeo-debate que enfocará o tema do ponto de vista clínico e epistemológico. Após sua apresentação no evento, será a vez da psicóloga Viviane Oliveira abordar a obesidade do ponto de vista comportamental.

Sobre o filme

O documentário de 83 minutos, dirigido por Estela Renner, aborda como principal causa da obesidade a alimentação baseada em junkfood (“comida lixo” ou “besteiras”). Além da presença de vários especialistas nacionais e internacionais que debatem o caminho para mudar a atual situação da saúde infantil no mundo, o filme apresenta crianças que desconhecem e nem mesmo conseguem identificar vegetais simples que deveriam fazer parte de seu dia a dia. Pais e professores também ganham voz na produção da Maria Farinha Produções. Saiba mais: www.muitoalemdopeso.com.br

Como participar

Para participar do evento, é preciso enviar nome completo, profissão e e-mail para comunicacao@crn5.org.br, até o dia 19 de agosto. Apenas aqueles que receberem a confirmação de inscrição por e-mail poderão participar do evento, devido ao limite de vagas disponíveis (150). Além disso, na entrada do Centro de Cultura, será necessário entregar pelo menos um quilo de alimento não perecível, que será doado pelo CRN-5 ao Abrigo Bom Jesus, localizado no bairro  de Paripe.

Apoio

O CRN-5 conta com o apoio da vereadora Aladilce Souza (PC do B) para realizar o Vídeo Debate “Muito Além do Peso”.

Veja também



Fale Conosco

X

Enviando seu email...

Email enviado com sucesso!