MS promove campanha sobre prevenção do Câncer de Boca

6/11/2018 - 04:11

O Ministério da Saúde (MS) iniciou, na última segunda-feira (5), uma campanha para chamar atenção da sociedade para a Semana Nacional de Prevenção do Câncer Bucal. O objetivo da campanha é estimular junto aos gestores e a população ações preventivas, campanhas educativas, debater políticas públicas e apoiar atividades organizadas e desenvolvidas pela sociedade civil.

Durante esta semana, o ministério realizará ações de comunicação nas redes sociais, tv e rádio para levar informações sobre a doença e orientar sobre onde e quais os serviços de saúde bucal estão disponíveis à população no Sistema Único de Saúde (SUS). A pasta também criou uma página sobre a doença no portal do MS, que traz informações sobre como prevenir e tratar a doença, quais os sintomas e como é feito o diagnóstico do câncer.

CÂNCER DE BOCA

É a doença que afeta os lábios e o interior da cavidade oral. Dentro da boca devem ser observados gengivas, bochechas, céu da boca e língua. O câncer do lábio é mais comum em pessoas brancas e ocorre mais frequentemente no lábio inferior. A estimativa de novos casos de câncer de boca para 2018, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), é de 14,7 mil, sendo 11,2 mil homens e 3,5 mil mulheres.

Atitudes simples como abstenção de fumo e bebidas alcoólicas, dieta rica em alimentos saudáveis e boa higiene oral diminuem as chances de desenvolver a maioria das doenças malignas, inclusive os tumores na boca, que são os mais comuns tipos de câncer de cabeça e pescoço no Brasil. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que a prevenção pode ajudar a reduzir a incidência de câncer em até 25% até 2025.

Fonte: Ministério da Saúde.

Compartilhe:

Veja também



Fale Conosco

X

Enviando seu email...

Email enviado com sucesso!

kiw kow kan