Moções do VI Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde

3/12/2013 - 01:12

Mais de 1600 pessoas circularam pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) ao longo do VI Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde (VI CBCSHS) da Abrasco.  Em cinco dias de congresso, houve 38 Mesas Redondas, 23 palestras, 6 Grandes Debates, além de Cursos, Oficinas, reuniões e atividades culturais. Quase todos os estados brasileiros foram representados em trabalhos aprovados, numa circulação genuína de diálogos e saberes, como refletia o tema do evento.

Na Cerimônia de Encerramento, no dia 17 de novembro, na Capela Ecumênica da UERJ, houve homenagens póstumas a  Cecília Donnangelo (1940–1983), Juan César Garcia (1932-1984) e Ricardo Bruno Mendes Gonçalves (1947-1996). Além destes, a Comissão do congresso homenageou Hésio Cordeiro, Maria Cecília Minayo, Madel Luz, Maria Andrea Loyola e Ana Maria Canesqui pelo trabalho desenvolvido, com a Abrasco, no campo da saúde coletiva. Foi entregue, a cada um, o livro Gênesis, o mais recente trabalho do fotógrafo mineiro Sebastião Salgado. A mesa foi composta por Roseni Pinheiro, Kenneth Camargo Jr., Luis Eugenio Souza e Leny Trad (fotografia)

Leny Trad apresentou a nova Comissão de Ciências Sociais da Abrasco: Tatiana Gerhardt (UFRGS) será a nova coordenadora e terá como vice-coordenadores Luís Eduardo Batista (SES/SP), Reni Aparecida Barsaglini (UFMT) e Maria Helena Mendonça (Fiocruz). O presidente da Comissão Organizadora Nacional, Kenneth Camargo pontuou que ‘a gente ainda nem conseguiu fechar nosso plano diretor, mas conseguimos fazer com que o que temos funcione’, brincou. Roseni Pinheiro, vice-presidente da Comissão Organizadora, agradeceu ao reitor da Uerj, Ricardo Vieiralves de Castro, por ter disponibilizado o espaço para a realização do evento.

Finalizando a cerimônia, o presidente da Abrasco, Luís Eugênio Portela, falou do sucesso do evento e informou que três moções de apoio foram assinadas pelos participantes do Congresso, são elas: a Moção em Defesa da Vida e da Saúde contra o AgroNegócio Tóxico; a Moção de Apoio à Carreira Única para Sanitaristas; e a Moção de Apoio à Aprovação do Marco Civil da Internet.

Confira:

 

A SAÚDE COLETIVA E O MARCO CIVIL DA INTERNET

 

EM DEFESA DA VIDA E DA SAÚDE CONTRA O AGRO (NEGÓCIO) TÓXICO

 

CARREIRA ÚNICA PARA SANITARISTAS

 

Veja também



Fale Conosco

X

Enviando seu email...

Email enviado com sucesso!