Ministério da Saúde lança nova edição do livro “Alimentos Regionais Brasileiros”

6/03/2015 - 08:03

O Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde lançou no dia 4 de março a nova edição da publicação “Alimentos Regionais Brasileiros”. A apresentação do livro aconteceu durante café da manhã ecossocial que antecedeu a plenária do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea). O evento contou com a presença da presidenta do Consea, Maria Emília, e do agrônomo e pesquisador da Embrapa Hortaliças Nuno Madeira, co-autor do trabalho.

De acordo com a líder do Conselho, o patrimônio culinário expresso nas receitas tradicionais faz parte da memória afetiva e herança cultural brasileira. Segundo o pesquisador Nuno Madeira: “O livro vem ao encontro de novas demandas da sociedade, ao encontro de uma alimentação mais saudável, novas oportunidades de mercado e valorização das tradições culinárias e de paladar particular”.

Promovendo o conhecimento das mais variadas espécies de frutas, hortaliças, leguminosas, tubérculos, cereais e ervas existentes no país, a publicação contribuirá para divulgar a variedade de alimentos em todas as regiões, e orientar seu uso em preparações culinárias.

A nova edição do material representa importante iniciativa de melhoria do padrão alimentar e nutricional, pois contribui para a garantia do direito humano à alimentação adequada e saudável e da Segurança Alimentar e Nutricional da população brasileira. Constitui, ainda, um instrumento de educação alimentar e nutricional que pode ser utilizado por profissionais de saúde, educação, assistência social, entre outros, buscando a valorização dos alimentos existentes no país.

A publicação pode ser acessada na Biblioteca do portal do Departamento de Atenção Básica pelo link:

http://189.28.128.100/dab/docs/portaldab/publicacoes/livro_alimentos_regionais_brasileiros.pdf

 

Veja também



Fale Conosco

X

Enviando seu email...

Email enviado com sucesso!