Livro lançado pela Unesp faz relação entre consumo de alimentos e o acúmulo de capital

2/03/2017 - 06:03

A Editora Unesp acaba de lançar uma obra que demonstra como a produção e o consumo de alimentos são direcionados para o acúmulo de capital. Em  Regimes alimentares e questões agrárias, o autor Philip McMichael – professor do Departamento de Sociologia do Desenvolvimento da Cornell University – compara três períodos distintos em sua análise.

O autor destaca o imperial, dominado pela Inglaterra entre 1870 e 1930; o intensivo, centrado nos Estados Unidos entre 1950 e 1970; e o corporativo, comandado pelas grandes corporações agrícolas entre 1980 e 2000. Para McMichael, desde o começo do milênio a crise alimentar por qual passa o mundo gira em torno da política dominante das relações alimentares, de uma cadeia de interesses que, por meio da mercantilização, transforma as culturas agrícolas ao redor do mundo.

Neste cenário autor articula estas e outras questões em uma interpretação das relações entre os problemas alimentares, as estruturas de produção e o consumo de alimentos na ordem capitalista global. Trabalhando com o significado político das relações agroalimentares em escala global, descortina com perspectivas alternativas, em especial as baseadas na soberania alimentar, para propor soluções aos problemas gerados por estes regimes, principalmente a questão da fome como um fenômeno predominantemente rural.

Como coloca o pesquisador Eduardo Paulon Girardi no prefácio dessa edição brasileira, Regimes alimentares e questões agrárias “permite que o leitor compreenda que o que chega ao seu prato (o que, quanto e com qual qualidade) não é exatamente fruto de sua própria escolha e muito menos da escolha dos agricultores, mas sim é determinado por projetos muito mais amplos que submetem países, povos, agricultores e consumidores às necessidades do processo incansável de acumulação do capital”.

O livro pode ser adquirido neste linK: https://goo.gl/L3VAae

Veja também



Fale Conosco

X

Enviando seu email...

Email enviado com sucesso!