Inscrições abertas para simpósio promovido pela Fiocruz

14/09/2015 - 11:09

 Estão abertas as inscrições para o “I Simpósio Fiocruz em Medicina Regenerativa”, que acontece entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro de 2015. O evento, que é realizado pela Fiocruz Bahia por meio do Laboratório de Engenharia Tecidual e Imunofarmacologia (LETI), disponibiliza 100 vagas, voltadas para profissionais e estudantes da área de saúde interessados no assunto e alunos dos Programas de Pós-Graduação da instituição. A atividade abrange ainda um curso pré-simpósio, que visa disseminar conceitos básicos sobre células-tronco e terapia celular, a ser ministrado em português. No total, serão disponibilizadas 20 horas de aulas teóricas. As matrículas poderão ser realizadas entre os dias 3 e 23 de setembro de 2015 no site do evento.

De acordo com a pesquisadora e coordenadora do evento, Milena Soares, a medicina regenerativa é uma disciplina que tem potencial para revolucionar os tratamentos de doenças crônico-degenerativas. “O desenvolvimento desta nova área do conhecimento depende da integração entre pesquisa básica e medicina translacional, com foco nas necessidades dos pacientes”, informa. Segundo ela, o objetivo é substituir ou induzir o reparo de células e tecidos doentes ou estimular mecanismos de reparo endógeno, restaurando as funções comprometidas.

Milena Soares explica que para o desenvolvimento das pesquisas é importante identificar oportunidades e definir estratégias para o fortalecimento deste campo no Brasil. “Este simpósio visa promover a integração de pesquisadores, promovendo assim o desenvolvimento da medicina regenerativa na Fiocruz”, aponta. “Por ser uma área em ampla expansão, a interação com pesquisadores de outros países onde esta área tem sido vista como prioritária poderá auxiliar nas discussões e promover parcerias internacionais”, conclui.

Veja também



Fale Conosco

X

Enviando seu email...

Email enviado com sucesso!