Ideias na mesa lança cursos na área de Educação Alimentar e Nutricional

1/12/2016 - 03:12

Rede Virtual Ideias na Mesa lançou ontem, via internet, mais dois cursos de autoaprendizagem visando desenvolver novas capacidades e estimular o desenvolvimento e a implementação de ações de Educação Alimentar e Nutricional. O primeiro curso, Metodologias participativas para ações de EAN tem o objetivo de estimular o uso dessas metodologias em ações de Educação Alimentar e Nutricionaljá o curso Jogos na Mesa oferece um guia básico para a criação de jogos para apoiar ações de promoção da alimentação adequada e saudável.

Para participar dos cursos basta que o interessado esteja logado na rede. Isso é possível desde que o usuário faça o seu cadastro no site: www.ideiasnamesa.unb.br. Vale destacar que o curso de Metodologias Participativas é destinado a pessoas e profissionais que atuam em projetos comunitários, professores e estudantes envolvidos com educação em saúde e alimentação e nutrição.

Ele é composto de dois módulos: Bases conceituais das Metodologias participativas nas práticas comunitárias e Planejamento de programas educativos em EAN. A criação do curso Jogos na Mesa foi motivada por experiências realizadas nas áreas de Saúde e Educação, que têm encontrado nessa ferramenta uma metodologia envolvente, levando pessoas de todas as idades a se engajarem em atividades diversas e práticas educativas.

O processo de criação sugerido no curso está dividido em cinco fases apresentadas a partir do desenvolvimento dos principais elementos estruturantes de um jogo. Nessas fases o aluno aprende, por exemplo, sobre a conceituação e criação de jogos e os elementos que o compõe; o passo a passo para a elaboração de um protótipo de jogo; e como testar e aprimorar um jogo.

O curso oferece a metodologia para profissionais que atuam em diferentes áreas, assim como docentes e estudantes que desejam usar jogos como recurso de ensino e aprendizagem. Com o conhecimento desenvolvido no curso, o participante poderá criar projetos de design de jogos de mesa (jogos concretos) para serem aplicados em diferentes situações nos serviços de saúde, assistência social e educação.

Veja também



Fale Conosco

X

Enviando seu email...

Email enviado com sucesso!