Governo reduz para 15% limite de ultraprocessados no cardápio das escolas
6/02/2025 - 09:02
O governo federal anunciou, nesta terça-feira (04/02), que vai reduzir de 20% para 15% o limite de compra de alimentos processados e ultraprocessados no cardápio das escolas públicas neste ano, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
O objetivo é oferecer alimentação mais saudável aos estudantes, priorizando alimentos mais nutritivos, produção local e maior diversidade de cultura alimentar das regiões do país.
A determinação consta em uma nova resolução do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC). Em 2026, o limite de ultraprocessados na merenda será reduzido ainda mais, para até 10%.
O anúncio foi feito durante a 6ª edição do Encontro Nacional do PNAE, em Brasília, que contou com as presenças do presidente da república e do ministro da Educação, além de outras autoridades.
Nutricionistas, merendeiras e integrantes da comunidade escolar de diversas regiões do país, como professores, gestores e os próprios estudantes também marcaram presença.
O Conselho Federal de Nutrição (CFN) esteve presente no encontro e durante a abertura do evento, a presidente do CFN, Erika Carvalho, conversou com a presidente do FNDE, Fernanda Pacobahyba, sobre a importância da alimentação escolar no Brasil.