Frentes da sociedade civil e governo realizam ato sobre alimentação

27/09/2018 - 05:09

Aconteceu hoje (27), em Florianópolis (SC), um ato promovido por entidades da sociedade civil organizada para apresentação de cartas-compromisso aos candidatos à  presidência da república relacionadas à temática da alimentação.

Participaram do evento o Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional de Santa Catarina (Consea-SC); a Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável; Slow Food Brasil e o Fórum Catarinense de Combate ao Impacto dos Agrotóxicos e Transgênicos.

O Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) apoiou o evento e foi representado pela conselheira Vânia Passero. Outras entidades também apoiaram o ato, como o Instituto de Defesa do Consumidor (Idec); Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida; Centro de Estudos e Promoção da Agricultura de Grupo e o Núcleo de Pesquisa de Nutrição em Produção de Refeições (Nuppre).

Quatro documentos foram elaborados para cobrar dos candidatos um comprometimento com as temáticas, que, segundo as entidades, deveriam estar na centralidade das plataformas eleitorais.

Em escala nacional, a Aliança elencou 10 pontos que vão da amamentação e alimentação escolar à  medidas fiscais e regulação da publicidade, para que haja um monitoramento do estado e sociedade das ações nocivas à  saúde.

Outro ponto discutido é a Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida, que também cobra dos governos uma reação ao incentivo do estado à  aplicação do veneno nas lavouras, alertando sobre seus males.

Fonte: Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável

Veja também



Fale Conosco

X

Enviando seu email...

Email enviado com sucesso!