FAO divulga apoio à rotulagem de advertência

3/01/2019 - 01:01

A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) divulgou, na última quarta-feira (19), posicionamento apoiando o modelo de rotulagem nutricional de advertência em formato de triângulo. Em vídeo, o diretor-geral da FAO, José Graziano da Silva, afirma que foi com satisfação que soube da campanha “Você tem o direito de saber o que você come”, promovida pela Aliança Pela Alimentação Adequada e Saudável, rede da qual o Instituto é membro.

Segundo a FAO, a mudança nas embalagens, tornado-as mais explicativas, é uma das estratégias-chave para o combate à obesidade e ao sobrepeso, hoje epidemias mundiais. Ainda segundo a organização, a campanha vai ao encontro do que a FAO tem incentivado: a necessidade de criar mecanismos mais eficazes de alerta contra produtos com excessivo teor de sal, açúcar, óleos saturados e gorduras hidrogenadas.

APOIO INTERNACIONAL

Não é a primeira vez que o modelo recebe apoio internacional. A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) também defendem e recomendam a rotulagem nutricional de advertência. Além dessas organizações, 32 especialistas, líderes mundiais na pesquisa em saúde e nutrição, divulgaram posicionamento favorável à proposta.

DADOS SOBRE OBESIDADE

De acordo com relatório divulgado pela FAO, em novembro deste ano,  um a cada oito adultos no mundo está obeso, e cerca de 2 bilhões estão acima do peso. Acompanhando o cenário mundial, no Brasil, as prevalências de sobrepeso e obesidade têm crescido aceleradamente nas últimas décadas. De acordo com os números oficiais, enquanto na década de 1970 em torno de 24% da população adulta apresentava excesso de peso, nos anos de 2002-2003 esses valores passaram para aproximadamente 41% da população com mais de 20 anos. Dez anos depois, os valores subiram ainda mais, alcançando 56,9% da população. Ou seja, 82 milhões de brasileiros com mais de 18 anos de idade estão acima do peso.

Fonte: Idec

Compartilhe:

Veja também



Fale Conosco

X

Enviando seu email...

Email enviado com sucesso!

slot online skybet88 skybet88 skybet88 mix parlay skybet88 rtp slot slot bonus new member skybet88 mix parlay slot gacor slot shopeepay mix parlay skybet88 slot bonus new member