Estados e municípios recebem orientações para prevenir e controlar obesidade

2/06/2014 - 11:06

A Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan) divulgou documento com recomendações de prevenção e controle da obesidade para os estados e municípios. São 68 páginas contendo ações que já vêm sendo adotadas pelo governo federal – muitas delas, inclusive, podem ser acessadas nos sites dos ministérios, como o da Saúde, da Educação e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

Leia o documento: Estratégia Intersetorial de Prevenção e Controle da Obesidade

O documento é resultado da atuação conjunta entre o governo federal, a sociedade civil e a Organização Pan-Americana da Saúde no Brasil (OPAS/OMS). Está dividido em seis eixos: disponibilidade e acesso a alimentos adequados e saudáveis; ações de educação, comunicação e informação; promoção de modos de vida saudáveis em ambientes específicos; vigilância alimentar e nutricional; atenção integral à saúde do indivíduo com sobrepeso/obesidade na rede de saúde; e regulação e controle da qualidade e inocuidade de alimentos.

O objetivo é orientar estados e municípios sobre como desenvolver ações locais para prevenir e controlar o problema do excesso de peso registrado no país, por meio de mudanças na alimentação e da prática regular de atividades físicas. A finalidade da publicação é promover hábitos que gerem melhor qualidade de vida e menor carga de doenças na população.

“Nos últimos anos, o Brasil reduziu drasticamente a fome. Por outro lado, 50% da população adulta passaram da linha do sobrepeso”, declarou o secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Arnoldo de Campos. “A situação é mais grave na faixa de baixa renda, que consome muitos produtos processados e possui pouco acesso a estruturas adequadas para atividades físicas.”

As causas não são apenas individuais, mas também ambientais e sociais, sobre as quais a pessoa tem pouca capacidade de interferência. Nesta perspectiva, a situação requer do Estado medidas complexas articuladas em diferentes níveis e setores, com a participação da sociedade civil. Entre elas, promover o consumo saudável de alimentos, como grãos integrais, raízes, tubérculos, leguminosas, oleaginosas, frutas, hortaliças, carnes e peixes, leites e ovos.

Segundo a coordenadora geral de Educação Alimentar e Nutricional do MDS, Janine Coutinho, o documento visa, numa ação articulada nos estados e municípios, contribuir com a reversão do atual quadro de aumento de peso entre a população no Brasil. “Sabemos que o enfrentamento da obesidade precisa ser multisetorial, uma vez que os determinantes também o são”, declarou. “Mas não basta realizar ações de orientação e comunicação para a população; é fundamental fomentar ambientes que favoreçam a escolha alimentar adequada e ações regulatórias de publicidade de alimentos para as crianças, por exemplo.”

Central de Atendimento do MDS:

0800-707-2003

Compartilhe:

Veja também



Fale Conosco

X

Enviando seu email...

Email enviado com sucesso!

slot gacor skybet88 slot online skybet88 skybet88 skybet88 slot gacor skybet88 skybet88 slot bonus new member skybet88 slot shopeepay skybet88 skybet88 skybet88 slot shopeepay slot gacor skybet88 demo slot skybet88 skybet88 skybet88 skybet88 skybet88 skybet88 mgs88 mgs88