ENANI: Pesquisa revela que índices de amamentação cresceram no Brasil

22/08/2020 - 02:08

De acordo com resultados preliminares do Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (Enani) do Ministério da Saúde, os índices de aleitamento materno estão aumentando no Brasil. Ao todo, foram avaliadas 14.505 crianças menores de cinco anos entre fevereiro de 2019 e março de 2020 em 123 municípios brasileiros. 

O inquérito nacional de alimentação e nutrição infantil foi aplicado por questionários, com a realização de avaliação antropométrica e de coleta de sangue de crianças menores de cinco anos para avaliar o estado nutricional. O encerramento da coleta de dados foi antecipado devido à pandemia da Covid-19. 

OS DADOS

A pesquisa revelou que 53% das crianças brasileiras continua sendo amamentada no primeiro ano de vida. No caso das crianças menores de seis meses, o índice de amamentação exclusiva é de 45,7% e nas menores de quatro meses, 60%.

Na comparação do Enani com inquéritos nacionais anteriores, levando em conta indicadores de amamentação propostos pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o resultado aponta que todos os indicadores melhoraram no Brasil. Ao avaliar os últimos 34 anos, comparando com os dados da Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde (PNDS) de 1986, houve aumento de quase 13 vezes no índice de amamentação exclusiva em crianças menores de 4 meses e de aproximadamente 16 vezes entre crianças menores de 6 meses.

FONTE: CFN 

Veja também



Fale Conosco

X

Enviando seu email...

Email enviado com sucesso!