Dados do SISVAN apontam que adolescentes têm alimentação inadequada

25/10/2018 - 05:10

De acordo com dados do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan), mais da metade dos jovens acompanhados pelos serviços de atenção básica, do Sistema Único de Saúde (SUS), estão se alimentando mal. Os números divulgados no dia 16 de outubro apontaram que, em 2017, 55% deles consumiram produtos industrializados, como macarrão instantâneo, salgadinho de pacote ou biscoito salgado. Além disso, 42% desses jovens ingeriram hambúrguer e/ou embutidos e 43% biscoitos recheados, doces ou guloseimas.

O sul do país é a região que apresenta a maior quantidade de jovens consumindo hambúrguer; embutidos; macarrão instantâneo; salgadinho de pacote ou biscoito salgado, com 54% e 59% respectivamente. Já o Norte vem com o menor percentual nesses dois grupos, com 33% e 47%, respectivamente. Quando o assunto são os biscoitos recheados ou guloseimas, a região Sul também está na frente (46%), mas empatada com os jovens nordestinos (46%).

A pesquisa também mostra que os maus hábitos alimentares têm refletido na saúde e no excesso de peso dos jovens. O Sisvan revela que 8,2% dos adolescentes (10 a 19 anos) atendidos na atenção básica em 2017 estão acima do peso.

Fonte: Ministério da Saúde

Veja também



Fale Conosco

X

Enviando seu email...

Email enviado com sucesso!