Autoaprendizagem sobre Direito Humano à Alimentação Adequada e Saudável

6/03/2014 - 02:03

Com o objetivo de promover o Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA) por meio de ações de Educação Alimentar e Nutricional (EAN), a rede virtual Ideias na Mesa lança nesta quinta-feira (20) o curso “Educação Alimentar e Nutricional: uma estratégia para promoção do Direito Humano à Alimentação Adequada”.

O curso de autoaprendizagem acontece na modalidade a distância, com carga horária de 30 horas. É destinado a profissionais que atuam com as famílias do Programa Bolsa Família mas todos os interessados podem participar.

O conteúdo está distribuído em três módulos: DHAA, exigibilidade dos Direitos Humanos e o papel da EAN como estratégia para fortalecer o empoderamento e a autonomia das famílias.

O curso está disponível no site www.ideiasnamesa.unb.br, em Biblioteca, Cursos (clique aqui para acessar). Haverá declaração de participação para todos os alunos que alcançarem, na avaliação final, 70% de acertos. É o primeiro de uma série que será ofertada pela rede Ideias na Mesa, com o objetivo de contribuir com o processo de expansão, qualificação e inovação das práticas de EAN nos diferentes setores de atuação.

Parceria Ideias na Mesa – A Rede Ideias na Mesa é uma rede virtual de experiências em Educação Alimentar e Nutricional (EAN), organizada pelo MDS em parceria com a Universidade de Brasília (UnB), que visa o estabelecimento de referenciais técnicos, conceituais e metodológicos e ao fortalecimento e valorização da EAN. O intuito é construir um espaço democrático para troca, diálogo e construção de novos conhecimentos no âmbito da EAN, por meio da colaboração de diferentes setores da sociedade brasileira que atuam nessa área.

A RedeNutri – Rede de Nutrição do Sistema Único de Saúde lançou o seu quinta curso, intitulado: Atenção Nutricional à Desnutrição Infantil.

O curso tem como objetivo apoiar gestores e profissionais de saúde para a organização da atenção nutricional às crianças menores de cinco anos nas Redes de Atenção à Saúde, na prevenção e tratamento da desnutrição.

Totalmente desenvolvido na modalidade de auto-aprendizado à distância, o curso é gratuito e pode ser acessado a qualquer momento na plataforma ECO-RedeNutri pelo caminho “Cursos online”, “Acesse os cursos online”, “Atenção Nutricional à Desnutrição Infantil”.

Além disso, você também pode assistir uma breve apresentação da Coordenadora da Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição (CGAN/DAB/SAS/MS), Patrícia Jaime, sobre a importância do curso e da Agenda para Intensificação da Atenção Nutricional à Desnutrição Infantil em municípios com maior prevalência de déficit ponderal em crianças menores de 5 (cinco) anos de idade. Para conferir a apresentação, acesse: http://ecos-redenutri.bvs.br/tiki-index.php?page=Andi.

O participante que completar todas as atividades do curso e obtiver um aproveitamento de 70% poderá imprimir  uma declaração de participação.

Para acessar ao curso, basta entrar na página da RedeNutri através do link http://ecos-redenutri.bvs.br/ e se cadastrar. O cadastro é gratuito.

Fonte: Ideias na Mesa

 

Veja também



Fale Conosco

X

Enviando seu email...

Email enviado com sucesso!