Cuidado com a combinação do sal e do açúcar nas preparações

23/01/2015 - 11:01

Ficou salgado demais….que tal colocar açúcar?. E se ficou um sabor exageradamente adocicado….que tal uma pitada de sal?
Quantas vezes você já ouviu essa dica na hora de preparar um alimento? Cuidado, ela pode mascarar riscos sérios à saúde.
A preocupação não se resume à cozinha, ela também deve estar presente quando se trata de alimentos industrializados. Isso
porque o desconhecimento da composição dos alimentos faz com que alguns pareçam uma opção saudável, quando não são. Portanto,cuidado com a combinação do sal e do açúcar nos produtos e nas preparações em casa. A lei da compensação pode ser fatal à saúde.
Estudos constataram que o consumo de sal do brasileiro estáem torno de 12 gramas diários, quantidade que ultrapassa o dobro do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de 2000mg (2g) de sódio por pessoa ao dia, o equivalente a 5g de sal.Quanto ao consumo de açúcar as recomendações da OMS foramreduzidas de 10% para 5% do total das calorias diárias. Isso incluitodo o consumo de glicose, sacarose e frutose. Portando, muitaatenção deve ser dada para a ingestão de bebidas, doces e atémesmo sucos de frutas industrializados, devido à quantidade deaçúcar presente. A maioria das pessoas não sabe, por exemplo, que doces podem ter altas taxas de sódio, assim como refrigerantes e salgadinhos têm grande quantidade de açúcar. O suco natural é saudável, mas é preciso observar que no preparo de um copo de suco acabamos utilizando mais do que uma porção de fruta. Desta forma, a sugestão para não exagerar na quantidade de açúcar e calorias é a moderação.

Saiba mais: http://www.fnn.org.br/

Veja também



Fale Conosco

X

Enviando seu email...

Email enviado com sucesso!