CRN-5 realiza visita ao Ministério da Cidadania para discutir ações em prol da categoria

21/02/2022 - 10:02

O Programa Alimenta Brasil foi tema de reunião que a presidente do Conselho Regional de Nutricionistas da 5ª Região (CRN-5) – Bahia e Sergipe, Angelina Cordeiro, acompanhada dos assessores jurídicos Sabrina Batista e Fábio Freire, realizaram com o diretor do Departamento de Compras Públicas para Inclusão Social e Produtiva Rural, Dr. Herbert Leão e a coordenadora de Articulação Federativa para o Abastecimento Alimentar, Edda Tavares, no Ministério da Cidadania.

No encontro presencial, ocorrido na tarde da última quinta-feira (17), em Brasília, a presidente do CRN-5 e sua assessoria apresentaram ao diretor ofício que relata a imprescindibilidade da presença dos Profissionais da Nutrição no curso deste programa, desde a fase de escolha do alimento, até a fase final de consumo. Foi ressaltada a importância do Nutricionista enquanto profissional de saúde, cuja atividade reflete-se no aproveitamento escolar, na saúde coletiva e na própria economia da região com a escolha mais adequada e melhor distribuída.

SOBRE O ALIMENTA BRASIL

O Alimenta Brasil é um programa de aquisição de alimentos do Governo Federal e tem como finalidade ampliar o acesso à alimentação e incentivar a produção de agricultores familiares, extrativistas, pescadores artesanais, povos indígenas e demais populações tradicionais.

Diante da responsabilidade e da importância de uma gestão consciente e responsável dos recursos disponibilizados, os representantes do Conselho ressaltaram que o Nutricionista é o profissional habilitado que assume o planejamento, coordenação, direção, supervisão e avaliação na área de alimentação e nutrição.

O regramento do Programa Alimenta Brasil é definido por um Grupo Gestor, órgão colegiado de caráter deliberativo formado por representantes dos ministérios da Cidadania; da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; da Economia; e da Educação.

O diálogo firmado foi produtivo, sendo a reunião finalizada com a garantia de que a pauta apresentada será encaminhada e discutida com os demais ministérios responsáveis pelo programa, com objetivo de que seja elaborada, de início, uma recomendação formal para que os municípios atentem para o papel do Nutricionista neste projeto, e por consequente, haja a recomendação da contratação destes profissionais, onde ainda haja insuficiência.

Para a presidente do órgão, a visita parlamentar em Brasília foi um avanço importante. “A visita realizada foi uma ação importante para debater assuntos de interesse da categoria e da sociedade. Como nutricionista e presidente do CRN-5, eu sempre buscarei destacar e defender a importância que a nossa profissão tem para a garantia da Segurança Alimentar e Nutricional da população. Esse foi um passo importante e seguiremos trabalhando para buscar avanços na nossa profissão”, disse Angelina. 

Hoje, no Estado da Bahia temos 417 municípios e no Estado de Sergipe 75 municípios, sob os quais o CRN-5 permanecerá diligente cumprindo seu papel de garantir a ocupação do Nutricionista em seu espaço, em prol de toda sociedade tutelada e em respeito às atividades privativas, nos termos legais.

O Conselho informa a categoria que seguirá acompanhando o andamento da questão, bem como as demais pautas parlamentares que tratam do interesse da categoria e que envolvem a garantia da Segurança Alimentar e Nutricional na Bahia e em Sergipe. 

Veja também



Fale Conosco

X

Enviando seu email...

Email enviado com sucesso!