CRN-5 realiza visita ao Ministério da Cidadania para discutir ações em prol da categoria

21/02/2022 - 10:02

O Programa Alimenta Brasil foi tema de reunião que a presidente do Conselho Regional de Nutricionistas da 5ª Região (CRN-5) – Bahia e Sergipe, Angelina Cordeiro, acompanhada dos assessores jurídicos Sabrina Batista e Fábio Freire, realizaram com o diretor do Departamento de Compras Públicas para Inclusão Social e Produtiva Rural, Dr. Herbert Leão e a coordenadora de Articulação Federativa para o Abastecimento Alimentar, Edda Tavares, no Ministério da Cidadania.

No encontro presencial, ocorrido na tarde da última quinta-feira (17), em Brasília, a presidente do CRN-5 e sua assessoria apresentaram ao diretor ofício que relata a imprescindibilidade da presença dos Profissionais da Nutrição no curso deste programa, desde a fase de escolha do alimento, até a fase final de consumo. Foi ressaltada a importância do Nutricionista enquanto profissional de saúde, cuja atividade reflete-se no aproveitamento escolar, na saúde coletiva e na própria economia da região com a escolha mais adequada e melhor distribuída.

SOBRE O ALIMENTA BRASIL

O Alimenta Brasil é um programa de aquisição de alimentos do Governo Federal e tem como finalidade ampliar o acesso à alimentação e incentivar a produção de agricultores familiares, extrativistas, pescadores artesanais, povos indígenas e demais populações tradicionais.

Diante da responsabilidade e da importância de uma gestão consciente e responsável dos recursos disponibilizados, os representantes do Conselho ressaltaram que o Nutricionista é o profissional habilitado que assume o planejamento, coordenação, direção, supervisão e avaliação na área de alimentação e nutrição.

O regramento do Programa Alimenta Brasil é definido por um Grupo Gestor, órgão colegiado de caráter deliberativo formado por representantes dos ministérios da Cidadania; da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; da Economia; e da Educação.

O diálogo firmado foi produtivo, sendo a reunião finalizada com a garantia de que a pauta apresentada será encaminhada e discutida com os demais ministérios responsáveis pelo programa, com objetivo de que seja elaborada, de início, uma recomendação formal para que os municípios atentem para o papel do Nutricionista neste projeto, e por consequente, haja a recomendação da contratação destes profissionais, onde ainda haja insuficiência.

Para a presidente do órgão, a visita parlamentar em Brasília foi um avanço importante. “A visita realizada foi uma ação importante para debater assuntos de interesse da categoria e da sociedade. Como nutricionista e presidente do CRN-5, eu sempre buscarei destacar e defender a importância que a nossa profissão tem para a garantia da Segurança Alimentar e Nutricional da população. Esse foi um passo importante e seguiremos trabalhando para buscar avanços na nossa profissão”, disse Angelina. 

Hoje, no Estado da Bahia temos 417 municípios e no Estado de Sergipe 75 municípios, sob os quais o CRN-5 permanecerá diligente cumprindo seu papel de garantir a ocupação do Nutricionista em seu espaço, em prol de toda sociedade tutelada e em respeito às atividades privativas, nos termos legais.

O Conselho informa a categoria que seguirá acompanhando o andamento da questão, bem como as demais pautas parlamentares que tratam do interesse da categoria e que envolvem a garantia da Segurança Alimentar e Nutricional na Bahia e em Sergipe. 

Compartilhe:

Veja também



Fale Conosco

X

Enviando seu email...

Email enviado com sucesso!

slot gacor skybet88 slot online skybet88 skybet88 skybet88 slot gacor skybet88 skybet88 slot bonus new member skybet88 slot shopeepay skybet88 skybet88 skybet88 slot shopeepay slot gacor skybet88 demo slot skybet88 skybet88 skybet88 skybet88 skybet88 skybet88 mgs88 mgs88