ÚLTIMAS >


CRN-5 marca presença na 10ª Conferência Estadual de Saúde da Bahia

11 de julho de 2019, Comentários

Entre os dias 7 e 10 de julho, o Conselho Regional de Nutricionistas da 5ª (CRN-5) participou da 10ª Conferência Estadual de Saúde da Bahia (Conferes). O evento foi realizado no Centro de Cultura Cristã da Bahia (Cecba), em Salvador, e reuniu usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), trabalhadores e gestores da área de saúde. A conferência teve como tema ‘Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS’. 

O Conselho foi representado pelas nutricionistas Michele Oliveira, tesoureira do órgão, Luciana Labidel e Telmara Benevides, conselheiras do CRN-5. Na oportunidade, as profissionais defenderam a promoção da segurança alimentar e nutricional da população com maior inserção de nutricionistas, por via de concursos públicos com base salarial de acordo com a tabela do Sindinut Bahia, em todos os níveis de atenção à saúde pública, principalmente na atenção básica.


A Conferes foi mais uma etapa para a 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª+8) que será realizada em Brasília entre os dia 4 e 7 de agosto de 2019. O tema principal da 16ª edição é “Democracia e Saúde” e os eixos temáticos são: Saúde como direito, Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e Financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo é traçar de forma democrática as diretrizes para as políticas públicas de saúde no país.