CRN-5 lamenta falecimento da nutricionista Selma Semíramis

27/01/2016 - 09:01

Na última quarta-feira, 20 de janeiro, faleceu a nutricionista Selma Semíramis Bittencourt da Costa (in memorian) de 73 anos. O velório aconteceu no dia posterior, no Cemitério Jardim da Saudade. A perda irreparável para a categoria profissional, amigos e familiares foi amplamente lamentada. Seu legado, porém, permanece.

Formada pela Escola de Nutrição da Universidade Federal da Bahia (ENUFBA) em 1965, a nutricionista demonstrou, em sua trajetória profissional, um grande compromisso com a profissão. Além de implantar o curso de nutrição na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Selma Semíramis se destacou por seu intenso trabalho como professora, ocupando diversos cargos de relevância para o mundo acadêmico; Foi diretora do Centro de Educação Técnica da Bahia (CETEBA/UNEB); Diretora do Centro de Ciências da Saúde e dos Alimentos (CENCISA), atual Departamento de Ciências da Vida (DCV/UNEB); membro do Conselho Universitário (CONSU/UNEB) e do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE/UNEB) e Coordenadora do Colegiado do Curso de Nutrição do DCV/UNEB.

Além disso, a nutricionista atuou ativamente como membro da Associação de Nutrição da Bahia (ANBA) e do Conselho Regional de Nutricionistas da 5ª Região (CRN-5). Neste, foi membro efetivo do primeiro colegiado, que assumiu a gestão de junho de 1980 a junho de 1983 com a missão de organizar e estruturar financeiramente o Regional, construir o patrimônio inicial com a aquisição da sede própria e dos bens móveis, além da emissão das primeiras carteiras de identificação profissional.

Segundo a amiga e colega de profissão, a nutricionista e Profa. Joselita Sacramento, Selma Semíramis foi uma referência tanto como profissional quanto como ser humano. “Ela soube exercer a liderança em defesa dos seus princípios e ideais, tendo uma relação com o poder de maneira absolutamente respeitosa, equilibrada, sincera, transparente e ética, uma líder nata”, declarou.

Para a vice-presidente do Conselho Regional de Nutricionistas da 5ª Região, Márcia Paranaguá, a trajetória profissional de Selma Semíramis foi marcada por responsabilidade e compromisso, os quais determinaram o modo significativo de sua vida. “Rogamos a Deus que traga consolo aos corações dos familiares e amigos e que  a dor dessa perda possa ser suavizada a cada dia e que a sua ausência seja preenchida pela lembrança dos seus feitos que influenciará eternamente a história da Nutricão na Bahia”, concluiu a conselheira do CRN-5.

Veja também



Fale Conosco

X

Enviando seu email...

Email enviado com sucesso!