Consulta on-line sobre novo código de ética e conduta do nutricionista

8/03/2017 - 01:03

Começa na próxima segunda-feira (13) a consulta pública on-line promovida pelo Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) sobre o Código de Ética e de Conduta do Nutricionista. Este fórum vai até o dia 25 de abril e será aberto para nutricionistas e estudantes de Nutrição (sob orientação dos seus coordenadores de curso).

No ano passado, o Conselho Regional de Nutricionistas da 5ª Região (CRN-5) criou uma comissão específica (Cecet) para tratar do assunto e promoveu um simpósio no auditório do Hospital Português, em Salvador, para debater com a categoria e estudantes de Nutrição os avanços necessários para a formulação do novo Código de Ética. As contribuições tiradas do evento e do trabalho elaborado pela Cecet foram encaminhadas ao CFN.

 

 

Histórico 

Em 2014, com o início do debate sobre a reformulação do atual Código de Ética do Nutricionista, o CFN convocou a categoria para participar diretamente dessa reforma. A proposta teve como objetivo incentivar o respeito aos princípios que formam a consciência profissional do nutricionista, levando essa doutrina ao ambiente de trabalho, para o dia a dia. Até agora, o processo de elaboração do novo código passou por várias etapas, como por exemplo, escuta direta dos profissionais, pesquisas no site, fóruns e reuniões regionais (como aconteceu no CRN-5).

Em outubro de 2016, mais uma ação foi realizada durante o XXIV Congresso Brasileiro de Nutrição (Conbran). A Comissão Especial do Código de Ética e Conduta dos Nutricionistas (Cecet) promoveu uma oficina sobre como lidar com os desafios éticos na contemporaneidade. Quarenta e quatro participantes de 13 estados, de todas as regiões do País, estiveram presentes para contribuir nessa discussão.

Ainda no Conbran, outro momento de debate foi realizado a fim de analisar o protagonismo das entidades de Nutrição nesse processo. Em uma das atividades da programação oficial do congresso, a Cecet também esteve representada para discutir os caminhos da ética na formação profissional. Na oportunidade, promoveu ampla reflexão sobre conduta, conflitos e critérios éticos a serem apresentados no decorrer da graduação dos futuros nutricionistas.

Mais participação 

Com a realização da Consulta Pública, o novo código está prestes a ser finalizado. A previsão é que seja logo no primeiro semestre deste ano. Vale lembrar que essa é a última fase para a apresentação de sugestões. Acesse o portal CFN e dê logo a sua!

Para conhecimento, a Cecet recomenda a leitura do livro Contextos, conflitos e escolhas em Alimentação e Bioética, especialmente do capítulo que apresenta o processo de construção coletiva do novo Código de Ética e de Conduta. O conteúdo está no portal da Pontifícia Universidade Católica do Paraná: pucpr.br/pucpressbioetica.

Veja também



Fale Conosco

X

Enviando seu email...

Email enviado com sucesso!