Consulta on-line sobre novo código de ética e conduta do nutricionista

8/03/2017 - 01:03

Começa na próxima segunda-feira (13) a consulta pública on-line promovida pelo Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) sobre o Código de Ética e de Conduta do Nutricionista. Este fórum vai até o dia 25 de abril e será aberto para nutricionistas e estudantes de Nutrição (sob orientação dos seus coordenadores de curso).

No ano passado, o Conselho Regional de Nutricionistas da 5ª Região (CRN-5) criou uma comissão específica (Cecet) para tratar do assunto e promoveu um simpósio no auditório do Hospital Português, em Salvador, para debater com a categoria e estudantes de Nutrição os avanços necessários para a formulação do novo Código de Ética. As contribuições tiradas do evento e do trabalho elaborado pela Cecet foram encaminhadas ao CFN.

 

 

Histórico 

Em 2014, com o início do debate sobre a reformulação do atual Código de Ética do Nutricionista, o CFN convocou a categoria para participar diretamente dessa reforma. A proposta teve como objetivo incentivar o respeito aos princípios que formam a consciência profissional do nutricionista, levando essa doutrina ao ambiente de trabalho, para o dia a dia. Até agora, o processo de elaboração do novo código passou por várias etapas, como por exemplo, escuta direta dos profissionais, pesquisas no site, fóruns e reuniões regionais (como aconteceu no CRN-5).

Em outubro de 2016, mais uma ação foi realizada durante o XXIV Congresso Brasileiro de Nutrição (Conbran). A Comissão Especial do Código de Ética e Conduta dos Nutricionistas (Cecet) promoveu uma oficina sobre como lidar com os desafios éticos na contemporaneidade. Quarenta e quatro participantes de 13 estados, de todas as regiões do País, estiveram presentes para contribuir nessa discussão.

Ainda no Conbran, outro momento de debate foi realizado a fim de analisar o protagonismo das entidades de Nutrição nesse processo. Em uma das atividades da programação oficial do congresso, a Cecet também esteve representada para discutir os caminhos da ética na formação profissional. Na oportunidade, promoveu ampla reflexão sobre conduta, conflitos e critérios éticos a serem apresentados no decorrer da graduação dos futuros nutricionistas.

Mais participação 

Com a realização da Consulta Pública, o novo código está prestes a ser finalizado. A previsão é que seja logo no primeiro semestre deste ano. Vale lembrar que essa é a última fase para a apresentação de sugestões. Acesse o portal CFN e dê logo a sua!

Para conhecimento, a Cecet recomenda a leitura do livro Contextos, conflitos e escolhas em Alimentação e Bioética, especialmente do capítulo que apresenta o processo de construção coletiva do novo Código de Ética e de Conduta. O conteúdo está no portal da Pontifícia Universidade Católica do Paraná: pucpr.br/pucpressbioetica.

Compartilhe:

Veja também



Fale Conosco

X

Enviando seu email...

Email enviado com sucesso!

slot online skybet88 skybet88 skybet88 mix parlay skybet88 rtp slot slot bonus new member skybet88 mix parlay slot gacor slot shopeepay mix parlay skybet88 slot bonus new member