Congresso de Saúde Coletiva reúne mais de 7 mil pessoas em Salvador 

1/12/2022 - 09:12

Nutricionistas, pesquisadores e estudantes marcaram presença no evento

O 13º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva (Abascão) foi realizado na capital baiana entre os dias 21 e 24 de novembro, com o tema Saúde é democracia: diversidade, equidade e justiça social. O evento foi promovido pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) e reuniu cerca de 7 mil participantes no Centro de Convenções de Salvador.

Entre os participantes estão pesquisadores, docentes, profissionais de saúde e estudantes, que acompanharam debates sobre a saúde do trabalhador, desafios nos cuidados para populações vulnerabilizadas, desafios do Sistema Único de Saúde (SUS), além de outros temas como saneamento, meio ambiente, sociedade, nutrição, bem-estar, entre outros. 

Nos dias 19 e 20 de novembro, a Abrasco realizou um pré-congresso, que contou com a participação de movimentos internacionais de saúde. A cerimônia de abertura do Congresso  foi marcada por momentos de emoção, a Abrasco homenageou o brilhantismo e a produção – teórica e prática – de pesquisadoras e pesquisadores negros que construiram e constroem a Saúde Coletiva. Um momento para honrar a força intelectual, política, artística da população negra. 

Entre as homenageadas está Fran Demétrio, em memória. 

Abrasquiana, integrante do GT de Saúde da População LGBTI+ e docente da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB). Nutricionista, mestra em Alimentos, Nutrição e Saúde e doutora em Saúde Coletiva pelo Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC-UFBA). Atuava como Professora Adjunta no Curso de Bacharelado Interdisciplinar em Saúde (BIS) do Centro de Ciências da Saúde da (UFRB) e docente do Mestrado Profissional em Saúde da Família da FIOCRUZ (PROFSAUDE/FIOCRUZ). Era líder, coordenadora e pesquisadora do (co)Laboratório Humano de Estudos, Pesquisa e Extensão transdisciplinares em Integralidade e Interseccionalidade do Cuidado em Saúde e Nutrição, Gêneros e Sexualidades – LABTrans/UFRB. Era membra da Associação Brasileira de Profissionais pela Saúde Integral de pessoas Trans, Travestis e Intersexo (ABRASITTI) e do Coletivo de Trans Pra Frente (Salvador-BA).  

Esses debates também podem ser acompanhados no canal da Abrasco, no YouTube, pelo link: https://www.youtube.com/@TVAbrasco/streams

Compartilhe:

Veja também



Fale Conosco

X

Enviando seu email...

Email enviado com sucesso!