Confira os melhores momentos do NutriAção e Bem Viver 2013

2/09/2013 - 08:09

A comemoração de cunho científico ao Dia do Nutricionista promovido pelo Conselho Regional de Nutricionistas da 5ª Região (CRN-5) e Sindicato dos Nutricionistas do Estado da Bahia (Sindnut Bahia) foi marcada pela multiplicidade de temas abordados por palestrantes de alto nível, além de homenagens, prêmios, sorteios de brindes e muito mais. O evento foi realizado no Hotel Fiesta (Fiesta Convetion Center), em Salvador, no dia 31 de agosto.

Na abertura do evento, o Presidente do Sindnut Bahia, Nutricionista Walter Moraes, apresentou uma retrospectiva histórica do Sindicato e uma síntese das principais conquistas ao longo dos 25 anos de existência da entidade. Em seguida, a Conselheira do CRN-5, Nutricionista Lorenna Fracalossi, naquele ato representando a presidência do CRN-5, comentou alguns avanços recentes do Regional, como a aquisição da nova sede em Salvador, e aproveitou para convidar os profissionais a se aproximarem mais da autarquia.

Já o Diretor do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), Nutricionista Fábio Rodrigo dos Santos, falou sobre os desafios da profissão no que tange à representatividade e à valorização da categoria. Depois dele, as ex-presidentes do Sindnut Bahia, Nutricionistas Graça Vanderley e Joselina Martins, fizeram uso da palavra. A primeira disse se orgulhar de ter feito parte do início do Sindnut Bahia e se alegrar por saber que o mesmo tem se fortalecido.

A professora Joselina aproveitou a posse da palavra para alertar os seus pares sobre a necessidade de intensificar as lutas pela valorização da categoria. “Para isso, antes de tudo, os profissionais precisam se qualificar para mostrar no dia a dia do trabalho as suas verdadeiras competências”, declarou.

Para fechar a mesa de abertura, a vereadora Aladilce Souza saudou os Nutricionistas pelo seu Dia (31 de agosto) e, após citar a sua experiência de militância para fortalecimento da saúde, anunciou o Projeto de Lei que dispõe sobre a atuação de Nutricionista nos estabelecimentos que forneçam alimentação pronta para consumo humano, o qual foi apresentado na Câmara Municipal de Vereadores de Salvador no dia x de agosto. “Projetos como este é a forma que o Legislativo tem de contribuir para que a Nutrição seja de fato um elemento essencial de fortalecimento da saúde. Nutricionistas, continuem contanto com o meu apoio”, disse.

Programação Científica

No âmbito da programação científica do NutriAção + Bem Viver 2013, a primeira palestra foi ministrada pelo Dr. Jamacy Costa Souza, que abordou o tema “A gênese do Programa de Incentivo Fiscal à Alimentação do Trabalhador”. Em sua abordagem, o Nutricionista esclareceu que a única ação do Estado Brasileiro para incentivar a alimentação saudável do trabalhador é um Programa de Incentivo Fiscal à Alimentação do Trabalhador (PIFAT). “Os Programas de Alimentação do Trabalhador (PAT) são responsabilidades das empresas de alimentação que os apresentam ao Ministério do Trabalho. Este, quando aprova os programas, aplica o PIFAT”, esclareceu, antes de apresentar a trajetória detalhada da gênese do Programa.

(CLIQUE AQUI para conferir a apresentação do Dr. Jamacy Souza)

Em seguida, foi a vez da Drª Lucyanna Kalluf apresentar a palestra “Fitoterápicos na Prática Clínica”. Após comentar as inovações implementadas pela Resolução CFN nº 525/2013, que dispõe sobre o tema, e incentivar sua leitura minuciosa, a Nutricionista apresentou informações preciosas sobre a utilização de diversos fitoterápicos para prevenção e tratamento de inflamações e doenças diversas. “Não podemos esquecer que a fitoterapia é um complemento à prescrição dietoterápica”, destacou mais de uma vez antes de esclarecer dúvidas da plateia.

(CLIQUE AQUI para conferir a apresentação da Drª Lucyanna Kalluf)

Após um breve intervalo para coffee break, que também serviu para que os participantes do evento conhecessem os trabalhos do Prêmio Drª Angeolina Rossi expostos em Posters, foi a vez da Mesa Redonda “Atividade Física e Uso de Suplementos”. Mediada pelo Nutricionista Dr. João Paulo Mendes, a mesa contou com a presença do Dr. Thiago Onofre e da Drª Desire Coelho.

Ao ministrar o tema “Uso de Suplementos Alimentares no Processo de Hipertrofia Muscular”, Thiago destacou a importância do consumo de proteínas nos lanches/intervalos entre as grandes refeições para o público que tem como meta a hipertrofia muscular. “É preciso considerar que toda a proteína consumida pelos atletas além do limite de 20 gramas não é aproveitada no processo de hipertrofia muscular. Por isso, é preciso fracionar o consumo deste nutriente”, destacou o Nutricionista antes de esclarecer a importância da leitura cuidadosa dos rótulos dos suplementos alimentares.

(CLIQUE AQUI para conferir a apresentação do Dr. Thiago Onofre).

Já Desire, ao falar sobre “Suplementos Emagrecedores: o que Há de Novo na Ciência?” deixou claro que apesar de existirem mais de 300 suplementos emagrecedores em todo o mundo, nenhum deles é capaz de estimular a oxidação da gordura. “O que muitos fazem é aumentar a lipólise e/ou mobilizar a gordura, diminuindo a fome e estimulando a sensação de saciedade (…). Mas, as pessoas não comem só porque estão com fome. Fazem isso por diversos outros motivos”, lembrou antes de apresentar características e comentar a ação de suplementos “famosos”.

Após o intervalo do almoço, foi a vez da Drª Amélia Reis ministrar a palestra “Educação Alimentar e Nutricional nas Escolas (EAN) e seu Diálogo com Políticas Públicas de Segurança Alimentar e Nutricional”. Depois de comentar o conceito de EAN, destacando o seu diálogo com diversos setores (saúde, educação, cultura, economia, etc), a Nutricionista apresentou aspectos importantes relacionados ao desafio da Segurança Alimentar e Nutricional nas escolas. “Precisamos garantir que a educação alimentar e nutricional seja trabalhada transversalmente. Isso significa abordar a alimentação e a nutrição nas aulas de literatura, artes, geografia, entre outras”, destacou.

(CLIQUE AQUI para conferir a apresentação da Drª Amélia Reis).

A palestra “Polimorfismos e Obesidade”, ministrada pela Drª Márcia Magalhães, rica em detalhes sobre a Nutrição Genética, esclareceu que os poliformismos são variantes genéticas presentes na população em uma frequência maior que 1%. Ao apresentar a relação desses polimorfismos com a obesidade, a Nutricionista, a nutricionista explicou que “o risco de obesidade quando nenhum dos pais é obeso é de 9%, enquanto, quando um dos genitores é obeso, eleva-se a 50%, atingindo 80% quando ambos são obesos”.

(CLIQUE AQUI para conferir a apresentação da Drª Márcia Magalhães).

Para abordar o tema “Tendências da Aplicação da ISO 14000 e ISO 22000 na área de Food Service”, o Sindnut Bahia convidou a Drª Rita de Cássia Akutsu. Em sua apresentação, a Nutricionista destacou dados recentes relacionados ao crescimento da alimentação fora do lar (26% dos gastos dos brasileiros é com refeições em restaurantes e afins). Na defesa de que é preciso garantir a qualidade nutricional e a segurança dos alimentos nesses estabelecimentos, a palestrante explicou como são aplicadas as ISOs com base neste pressuposto básico: “em empresas que o consideram a certificação, é feito o que está escrito e o que é feito passa a ser escrito. Não há espaço para improviso ou amadorismo”, resumiu.

(CLIQUE AQUI para conferir a apresentação da Drª Rita Akutsu)

“Desafios na gestão em busca de resultados: Como estimular um crescimento sustentável e garantir maior rentabilidade e competitividade” foi o tema da palestra apresentado pela Drª Adriana Furquim. Embora tenha apresentado a situação favorável do segmento de Food service atualmente, a Nutricionista explicou razões que levam 70% dos restaurantes e afins a fecharem as portas em seu primeiro ano de existência. “Para ter sucesso, é preciso considerar algumas prioridades competitivas, tais como a inovação; a gestão de pessoas (liderança, educação e treinamento); o planejamento estratégico e a qualidade total”, destacou. “É preciso estabelecer metas de curto prazo e inserir na empresa uma cultura de crescimento sustentável. Como? Ficando atento às oportunidades, administrando melhor o tempo; criando estratégias alinhadas ao público e às condições operacionais e, claro, mantendo o foco”, disse.

(CLIQUE AQUI para conferir a apresentação da Drª Adriana Furquim).

Trabalhos Científicos

Após as palestras, a presidente do CRN-5, Drª Valquíria Agatte, falou sobre o Prêmio Drª Angeolina Rossi, aproveitando para agradecer à Comissão Avaliadora dos Trabalhos, composta pelos Nutricionistas Fernanda Gomes Coqueiro; Rose M. Feliciano Dias; Cíntia Mendes Gama; Sara Emanuela de C. Mota; Silvanira R. dos Santos; Xenusa Pereira Nunes; Cleber Leal Sousa; Carine Oliveira; Márcia M. de Mello Paranaguá; Silvana Castro de Brito; Emerson Palmeira; Juliana Martins Cerqueira; Lílian Lessa Andrade Lino; Marlus Henrique Q. Pereira e Fabiana Martins Curvelo.

Após as apresentações dos trabalhos classificados para apresentação oral e da revelação dos vencedores da edição 2013 do Prêmio, houve a entrega dos cheques às vencedoras. O primeiro lugar ficou com a Nutricionista Drª Márcia Magalhães; o segundo com Drª Izadora Carneiro e o terceiro com a Drª Cinthia Lisboa.

Antes do sorteio de brindes no final do evento, o Prêmio Edith Tolentino foi entregue pelo presidente do Sindnut Bahia, Walter Moraes, à Nutricionista Drª Neide de Jesus. Esta fez um discurso emocionado que acabou sendo um presente para a plateia. “Esperamos que a avaliação do evento tenha sido positiva”, declararam os organizadores.

 

Veja também



Fale Conosco

X

Enviando seu email...

Email enviado com sucesso!