Com pauta unificada, CRN 5 e 6 buscam apoio no parlamento federal

18/06/2018 - 01:06

Nos dias 15 e 16 de junho, os conselhos regionais de nutricionistas da 5ª e 6ª região (CRN-5 e CRN-6) cumpriram uma agenda unificada de atividades com o objetivo de apresentar pautas a parlamentares federais na defesa dos interesses da categoria e da sociedade. Na oportunidade, presidentes e diretores do órgão foram aos gabinetes da deputada federal Luciana Santos (PCdoB/PE) e do senador Humberto Costa (PT/PE), e também do deputado estadual Isaltino Nascimento (PSB/PE).

“Nós, do CRN-5 e do CRN-6, temos uma agenda em comum, pois nossa jurisdição reúne todos os estados do Nordeste e, com isso, somamos experiências e reivindicações, também, muito parecida. Nessa incursão, o CRN-6 nos convidou para dialogar com o parlamento federal no sentido de fortalecer o trabalho que já vem sendo realizado pelo CRN-5 há algum tempo. Isso nos honra muito, pois só reforça a tese de que estamos no caminho certo” aponta a nutricionista Amanda Ornelas, presidente do CRN-5.

Foram, no total, três reuniões em Pernambuco com parlamentares e mais uma reunião com o corpo diretivo dos dois órgão para troca de experiências e apresentação de propostas dos regionais com o objetivo de aprimorar a gestão. “Eu tenho o CRN-5, assim como os outros regionais do Sistema CFN/CRN, como um grande parceiro na gestão do órgão. As trocas de experiências exitosas e, também, de impasses na administração dos conselhos são fundamentais para avançarmos na melhoria dos nossos serviços”, destacou o nutricionista Hillário Damázio, presidente do CRN-6.

REUNIÕES

Na sexta-feira, os dois presidentes estiveram reunidos durante toda a manhã na sede do órgão, no Centro do Recife, para apresentação de ações realizadas pelos regionais e alinhamento da pauta unificada para apresentação aos parlamentares. À tarde, os conselheiros, acompanhados pelo advogado Fábio Freire, assessor jurídico do CRN-5, se reuniram com a deputada Luciana Santos.

Entre os assuntos abordados com a parlamentar, destaque para o EAD na área da Saúde; Aplicativo de acompanhamento nutricional por inteligência artificial e Jornada de 30h/semanais do nutricionista. “Os assuntos apresentados por vocês são justos e preocupantes. Justos pelo fato de que de a jornada de trabalho do nutricionista deve, sim, ser regulamentada. É um assunto que o nosso mandato já está ciente e vai lutar, no parlamento, para ser aprovada. E preocupante pelo fato desse absurdo que é a formação EAD em saúde e esse aplicativo. São coisas extremamente perigosas para a sociedade”, disse a deputada federal.

Ainda na sexta-feira foi realizada uma reunião com o senador Humberto Costa, na qual os conselheiros apresentaram a mesma pauta para ser discutida no Senado Federal. O parlamentar, que já foi ministro da Saúde no governo Lula, mostrou-se preocupado, principalmente em relação ao aplicativo de prescrição de dietas. “Eu fiquei impressionado com isso. Como vocês me informaram, é um produto estrangeiro, sem nenhum controle, que está prescrevendo dietas para as pessoas. Quero que a minha equipe, junto com o Conselho, esteja alinhada para saber mais sobre isso. É grave. Muito grave. Vamos trabalhar para que isso seja proibido no Brasil. Já nos colocamos à disposição para encampar essa luta em prol dos nutricionistas e da sociedade”, disse o senador.

NUTRICIONISTAS NOS RESTAURANTES

No sábado pela manhã, os conselheiros foram para mais uma reunião, desta vez com o deputado estadual Isaltino Nascimento (PSB/PE), líder do governo. Além de questões relacionadas ao papel do nutricionista em áreas estratégicas, como a Alimentação Escolar e Educação Alimentar e Nutricional, foi apresentado o projeto de lei que tramita no na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) que obriga a contratação de nutricionistas pelos restaurantes comerciais.

Esse projeto, de autoria do deputado estadual baiano Fabrício Falcão (PCdoB), servirá de modelo para ser avaliado, também, pelo parlamento pernambucano. “Acho justo, esse projeto. Penso que os nutricionistas desempenham um papel relevante na questão da segurança alimentar e nutricional, e esse projeto dos nutricionistas nos restaurantes só reforça a nossa disposição em analisar esse projeto apresentado por vocês, aprimorar e adequar o texto à realidade do Estado de Pernambuco para levar ao parlamento”, disse o deputado, que já confirmou a realização de uma sessão especial em homenagem aos nutricionistas no mês de agosto, como forma de homenagear a categoria no mês do aniversário do profissional.

Veja também



Fale Conosco

X

Enviando seu email...

Email enviado com sucesso!