CNS é contra graduação na área de Saúde em modalidade EaD

9/06/2016 - 09:06

O Conselho Nacional de Saúde (CNS), de acordo com a resolução 515, se posicionou contra a autorização de cursos de graduação nas áreas da Saúde na modalidade de ensino à distância (EaD). A decisão foi aprovada na última reunião do pleno do CNS, realizada em Fortaleza entre os dias 1º e 3 de junho. A resolução abrange os 14 cursos profissionais de nível superior da área de saúde reconhecidos pelo colegiado, incluindo o de Nutrição.

Os conselhos profissionais da Saúde firmaram, desde 2011, posição unânime contra a formação não-presencial. Para a nutricionista Rita de Cássia Frumento, presidente do Conselho Regional de Nutricionistas da 5ª Região (CRN-5), a decisão é positiva. “É uma decisão importante, pois nós sabemos como é fundamental a formação humanizada do profissional da saúde tendo contato direto com as pessoas, tutores e professores. Isso é um alento para quem milita por uma formação de excelência para profissionais de todas as áreas, incluindo a nutrição”, afirmou.

De acordo com o CNS, a decisão do colegiado resgata para o SUS a prerrogativa constitucional que regula os recursos humanos para a saúde. Porém, é assegurado às instituições de ensino a composição de, até, 20% dos cursos presenciais com disciplinas EaD.

 

Resolução 515

Trata-se do posicionamento contrário à autorização de todo e qualquer curso de graduação da área da saúde, ministrado na modalidade EAD pelos prejuízos que tais cursos podem oferecer à qualidade da formação de seus profissionais. Além disso, existem os riscos que estes profissionais possam causar à sociedade, seja no curto, no médio ou longo prazos.

Ao todo, são 14 categorias profissionais de saúde de nível superior reconhecidas pelo CNS: nutricionistas, assistentes sociais, biólogos, biomédicos, profissionais de educação física, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas; fonoaudiólogos, médicos, médicos veterinários, odontólogos, psicólogos e terapeutas ocupacionais.

Veja também



Fale Conosco

X

Enviando seu email...

Email enviado com sucesso!