CFN lança pesquisa sobre perfil do nutricionista brasileiro

23/11/2018 - 05:11

O Conselho Federal de Nutricionista (CFN) lançou, nesta sexta-feira (23), a pesquisa Inserção Profissional dos Nutricionistas no Brasil, módulo interativo. O produto faz parte do projeto “Apoio à Atuação de Profissionais e Gestores em Agendas Intersetoriais”, desenvolvido em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

A pesquisa, realizada em 2016, com 1.104 nutricionistas, apresenta dados sociodemográficos do profissional, áreas de atuação, distribuição dos nutricionistas no país, além de constar informações nacionais como o número de cursos de nutrição existentes no Brasil, de nutricionistas e de futuros nutricionistas, no período de 2000 a 2016. A plataforma da pesquisa possibilita copiar e compartilhar as informações apresentadas, acesse: pesquisa.cfn.org.br.

Para a nutricionista Amanda Ornelas, presidente do CRN-5, a pesquisa é mais uma ferramenta de informação para a categoria e também para gestores da área de saúde. “Neste momento, a conjuntura exige que ofertemos informações de relevância para a categoria e, também, para os usuários e gestores. Enaltece o trabalho do nutricionista e destaca a sua importância no mundo do trabalho, como um agente fundamental para o desenvolvimento do país na promoção de saúde humana através da alimentação saudável e adequada nas suas diferentes áreas de atuação”, destacou.

A parceria entre o CFN, o MDS e a UFOP também possibilitou a realização de seminários em diversas cidades, entre 2016 e 2017. Os encontros reuniram profissionais e gestores das áreas de saúde, educação, assistência social e agricultura que discutiram o Desenvolvimento de Ações de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) e realização de compras institucionais do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) nos municípios.

Fonte: CFN

Veja também



Fale Conosco

X

Enviando seu email...

Email enviado com sucesso!