CFN e Asbran garantem vaga de destaque no Conselho Nacional de Saúde

26/11/2015 - 03:11

O Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), maior entidade representativa da profissão no país, foi escolhido como membro titular do Conselho Nacional de Saúde (CNS), pela categoria de entidades Nacionais de Profissionais de Saúde. A escolha revela o prestígio do órgão e da categoria junto às instâncias de debate sobre saúde no país.

A Associação Brasileira de Nutrição (Asbran) também ocupará uma cadeira no CNS, entre as entidades que compõem a comunidade científica na área de saúde. A entidade dos nutricionistas será titular e terá como primeiro e segundo suplentes a Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social, e a Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, respectivamente.

CNS

O CNS é um órgão vinculado ao Ministério da Saúde composto por representantes de entidades e movimentos representativos de usuários, entidades representativas de trabalhadores da área da saúde, governo e prestadores de serviços de saúde, sendo o seu Presidente eleito entre os membros do Conselho.

É competência do Conselho, dentre outras, aprovar o orçamento da saúde assim como, acompanhar a sua execução orçamentária. Também cabe ao pleno do CNS a responsabilidade de aprovar a cada quatro anos o Plano Nacional de Saúde.

 

Veja também



Fale Conosco

X

Enviando seu email...

Email enviado com sucesso!