“Cesariana – morte materna e prematuridade” é foco de discussão

4/11/2013 - 02:11

“Cesariana – morte materna e prematuridade” será o tema do “Sala de Convidados” nesta terça-feira, 5 de novembro, às 11 horas (ao vivo). Os participantes vão debater os riscos implicados nesse tipo de procedimento, falar sobre quando ele é indicado e quando poderia ser evitado e discutir como anda a situação no país e como ela pode ser encaminhada.

Estão confirmadas as presenças de Ingrid Lotfi, representante da Rede Parto do Princípio, e Simone Grilo Diniz, médica e professora da USP e autora de livros como “Parto Normal ou Cesárea – o que toda mulher (e homem) deve saber” e “Assistência ao parto e direitos humanos”.

A incidência de morte materna associada à cesariana é 3,5 vezes maior do que no parto normal. Além disso, uma das grandes preocupações do Ministério da Saúde em relação aos partos cesáreos está relacionada à prematuridade iatrogênica, isso é, quando uma cesariana é marcada para um dia por se supor que o bebê estará pronto nessa data, mas a criança nasce prematura. Isso sem contar a questão financeira, já que uma cesariana custa mais do que um parto normal e ainda requer mais tempo de internação. Mesmo com esses fatores, no Brasil, é muito grande o número de mulheres que têm seus filhos por meio de cirurgia.

A Organização Mundial da Saúde preconiza que 15% do total de nascimentos em um país ocorra cirurgicamente. O Brasil, no entanto, tem índices de cerca de 36% de cesarianas na rede pública e impressionantes 82% na rede privada. A Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp/Fiocruz) está realizando uma pesquisa sobre o tema e dados preliminares apontam que a maioria das mulheres no início da gravidez desejam o parto normal, mas no meio do caminho acaba acontecendo uma mudança.

Sobre o Sala de Convidados

É um programa de debate, ao vivo, apresentado por Renato Farias, com uma hora de duração, das 11h às 12h. Os temas têm relevância factual e estão relacionados às políticas públicas na área da saúde.

Participação ao vivo

O “Sala de Convidados” é um programa idealizado para a participação do espectador. Perguntas e comentários podem ser enviados a qualquer momento durante o programa. Utilize o chat no site do Canal Saúde ou ligue, gratuitamente, para 0800 701 8122.  Se preferir, antecipe suas perguntas através do e-mail canal@fiocruz.br ou pela fan page do Canal Saúde (facebook/canalsaudeoficial) em Fale com a Gente.

Como assistir

Internet: acesse www.canalsaude.fiocruz.br e clique na WEB TV, na página principal.

Televisão: parabólica digital (freqüência 3690) ou TVs parceiras de veiculação.

Consulte a página Como Assistir no site do Canal Saúde.

Os conselheiros de saúde em todo o Brasil podem assistir pela Oi TV, canal 910.

Saiba mais: www.canalsaude.fiocruz.br
Curta: http://www.facebook.com/canalsaudeoficial
Siga: https://twitter.com/canalsaude

Acesse o site www.canalsaude.fiocruz.br, acompanhe a programação completa da TV e assista também aos vídeos em nosso acervo. Faça a sua busca e programe-se para assistir quando quiser.

Veja também



Fale Conosco

X

Enviando seu email...

Email enviado com sucesso!