CE e FAO sublinham importância mundial da agricultura familiar

19/12/2013 - 10:12

A Comissão Europeia (CE) e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) destacaram nesta sexta-feira a importância da agricultura familiar não só para a produção de alimentos, mas também como motor de integração social e de preservação do meio ambiente.

“Temos que ver de que maneira a agricultura familiar pode ter um papel no mundo econômico, dar alimentos para o planeta, dar estabilidade política, salvaguardar a biodiversidade e os recursos naturais”, disse o comissário europeu de Agricultura, Dacian Ciolos, em entrevista coletiva ao lado do diretor-geral da FAO, o brasileiro José Graziano da Silva.

A Comissão organiza nesta sexta-feira em Bruxelas uma conferência sobre agricultura familiar como primeira contribuição comunitária em um ano internacional (2014) no qual as Nações Unidas dedicarão esse tema, em uma reunião que teve participantes do todo o mundo.

Silva disse que as “múltiplas facetas” deste estilo de agricultura, essencial desde seu ponto de vista não só no terreno da alimentação, mas também no terreno do meio-ambiente.

O diretor lembrou que no ano internacional da agricultura familiar que foi inaugurado pela FAO na semana passada em Nova York, a organização nomeou os embaixadores especiais que promoverão essa iniciativa.

Ciolos destacou em seu discurso na conferência que a agricultura familiar representa mais de 80% das explorações no mundo, ou seja, cerca de 500 milhões. “O mundo é alimentado por agricultores familiares”, enfatizou.

Fonte: http://exame.abril.com.br/economia/noticias/ce-e-fao-sublinham-importancia-da-agricultura-familiar

Veja também



Fale Conosco

X

Enviando seu email...

Email enviado com sucesso!